sexta-feira, 20 de julho de 2018

A Rainha Elizabeth II e Ibrahim Sued




Comprei esse livro de Ibrahim Sued há algumas semanas por 2 reais em um sebo. Ibrahim não está em alta, etiqueta não está em alta, aliás tudo está em baixa no Brasil de 2018. Em alta mesmo neste mundo tão sem civilidade e sem educação - nem falo de etiqueta - está a rainha Elizabeth II, impávida aos 92 anos.

Os cães ladram e a Rainha passa. 
Ademã que a Rainha vai em frente.

Tenho alguns livros de Ibrahim e esse - edição de 1977 - eu acho que já tive e me desfiz, não sei. Ao folhear relembrei. Se não tivesse o nome do dono e eu estaria comprando um livro que já havia me pertencido. Seria uma meta compra.
Amei a foto da Rainha Elizabeth recortada na capa, acho hilária essas fotos recortadas em fundo neutro.
Ibrahim naquele dia da recepção para a rainha - 1968 - deve ter entrado em transe quando se viu frente a frente com ela.
Deve ter dito pra si próprio: - "Cheguei lá! Ademã que eu vou em frente."





 A Rainha Elizabeth II e o seu conhecido e famoso olhar aterrador. Ela devia estar sentindo o calor abominável dos trópicos. 
E ainda ofereceram  cafezinho brasileiro. 
Quente.


Bolo Dourado dos Anos Dourados



O desenho da garotinha é assustador, apavorante! Menininha horrível!!!! 
-Mamãe, eu não quero este bolo da menina medonha!
-E desde quando criança tem querer? Vai comer, sim! Mamãe "gastou os tubos" para fazer este Bolo Dourado e papai não está achando dinheiro pela rua.
-Buááá!!!!!
A propaganda do Fermento Royal - época em que a embalagem era de papelão - é de março de 1957 e está em uma...Seleções! Será que eu virei, bem fora de tempo, um representante da antiga revista? Será que virei um antigo mercador da revista que ia de porta em porta? Mascateio Seleções, será? Ofereço à domicílio a Seleções para que toda família a leiam juntinho no aconchego do dictoso lar??? Será que estou tendo bons ganhos?
Na verdade sempre odiei a Seleções que era uma revista para adultos, para o papai e para a mamãe, com suas matérias e artigos caretérrimos, longos... mas as propagandas e os desenhos, as ilustrações, as capas, eram muito legais. Hoje eu adoro, redescobri, e gasto meu dinheirinho com as velhas revistas quando as encontro pelos sebos ou deitadas no meio da rua como se fossem lixo. Viraram luxo para mim.
Bem, odiei o desenho da menina, mas gostei da receita do Bolo Dourado dos anos dourados repousando sobre um lindo e singelo prato para bolos de louça brasileira, com certeza...Um prato para bolos da Mauá, da Matarazzo, da Adelinas ou de outra marca entre as muitas de ótima qualidade que havia aqui no Brasil.