sábado, 26 de janeiro de 2019

Bolo Carro


 Bolo Carro, criação e execução de d. Cândida Lacerda. Mais uma bonita e imaginativa criação da artista/confeiteira que tentou com chegar o mais próximo possível o modelo deste carro anos 30/40, por aí.
Este bolo confeitado parece-me que foi feito moldado na própria massa do bolo que, recortada e coberta com a glace foi sendo  dada as formas arredondadas do carro antigo. Era todo comestível, portanto, pois não tinha armação. Note-se que na parte de dentro tem um bonequinho fazendo o motorista.
Uma beleza este bolo carro confeitado que deve ter sido para aniversário de menino. E deve ter dado um trabalhão a d. Cândida! Mas, o sucesso junto à petizada, na hora do parabéns, deve ter recompensado a canseira.
Esses trabalhos das confeiteiras antigas, ingênuos, que usavam poucos recursos e difíceis de trabalhar - se a glace não dava ponto era uma tragédia!!! - pra mim não se comparam com bolos confeitados de hoje, perfeitos demais, frios, e a cobertura parece uma borracha. Os antigos têm as maravilhosas imperfeições do trabalho todo feito a mão. E tem mais: eram uma delícia!
Abaixo dois carros americanos "último tipo" sonho dos meninos e concretizado em açúcar por d. Cândida Lacerda naquele antigo aniversário.