sábado, 22 de julho de 2017

Um Casamento em Piracicaba


Ganhei essas fotos de um amigo que as comprou em um sebo aqui do centro de Salvador, ele achou a minha cara e me deu de presentinho. 
Mexendo nas velharias encontrei as fotos e hoje estou colocando aqui essas cenas de um enlace matrimonial em Piracicaba, cidade do interior de São Paulo
Como elas vieram parar aqui em Salvador, não sei.
As fotos são do casamento civil e do religioso. A noiva parece sempre estar tensa, nervosa por conta, creio eu, dos preparativos para a cerimônia. Para a mulher, casar dá mais trabalho, comprar tecido, escolher modelo, mandar costurar com uma boa costureira e mandar bordar o vestido por uma prendada das agulhas e linhas.
E se houve depois da cerimônia uma recepção na casa da noiva, esta deveria estar nos trinques, um primor para receber os convidados com os comes e bebes e, depois, cortar lindo o bolo em destaque  no centro da mesa. Com tudo isto a tensão da noiva vai a mil.
Para o homem, acho que o único problema é escolher o paletó em uma loja ou mandar fazer em um alfaiate. Tudo mais simples.
As fotos são um primor! Anos 40? 50? Por aí.
Atrás de todas as fotos um carimbo de uma loja que até hoje existe em Piracicaba (olhei no Google).
E depois do casamento, foram felizes para sempre o casal? Espero que sim. Tiveram muitos filhos? Muitas histórias que não saberei, mas não é isso o que importa. Importa este registro em fotografia que marca bem uma época, uma deliciosa época de romance culminando na cerimônia do casamento.






O Pobre e a Matemática






Este problema absurdo está no livro Atividades de Matemática de 1971. Ilustrando o problema, o desenho de um garotinho negro e pobre, obviamente.



Meninazinha de Nictheroy


Foto da série dos guardados de vovó e que ninguém, hoje, sabe de quem se tratavam os retratados. Sumiram no tempo e no espaço e ficaram as fotos.
Essa é uma antiga meninazinha de Nictheroy que, deveria ser tão pequenininha que a colocaram sobre o assento de uma cadeira de palhinha para encontrar o olho do fotógrafo e fazer uma composição com a plantinha do vaso em cima da jarreteira.


Caixa / Máquina de Música


Ilustração na Globerama - Tesouro de Conhecimentos Ilustrado - edição, 1962.