domingo, 16 de agosto de 2020

Renda de Sianinha


A sianinha é um enfeite para roupas - "ondinhas copacabana" -  de uso muito comum em barrados para toalhas e panos de cozinha, nas roupinhas para creanças, nas fantasias de carnaval, nas caipirinhas de São João. Cafona, terrível nos modos em que é utilizada, alternando em cores e espessuras para ornar qualquer coisa, não é um recurso que se diga de bom gosto. Mas...mas...
Ao ver este trabalho acima e muitos mais feitos com a simplória sianinha, a partir dela e com o auxílio do crochet e também de bordados, as tão medonhas sianinhas se transformam e se tornam - ou melhor, se tornavam, porque ninguém mais faz esse tipo de trabalho - em rendas de altíssima qualidade estética para o vestuário e de bom gosto indiscutível.
Hoje a sianinha não é usada assim, tão linda, mas se alguém - "uma santa criatura" - reabilitasse esse uso maravilhoso das sianinhas e elas estariam facilmente nas passarelas da moda, usadas como renda e um recurso de luxo em roupas femininas.
Quem quiser ver mais preciosidades feitas com a humilde sianinha, que entre no Facebook na página do Acervo de Nina Sargaço. Lá tem sianinhas aplicadas nos tradicionais trabalhos brejeiros e populares ( os antigos eram lindos! ) e também os de luxo, como nesta renda da imagem. 
E muito mais coisas incríveis se encontra lá, além das sianinhas.
Nota: as sianinhas de antanho eram todas de puro e bom algodão. Acho que as de agora são de puro petróleo.