quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Três Fotos


Nas minhas andanças por ahaí, fuçando sebos, remexendo balaios cheios de livros velhos, acabados, ditos inúteis e que se vendem por qualquer real, encontrei o livro católico A Tua Religião na Tua Vida de Gaston Dutil, edição de 1965. Ilustrando os textos, várias fotos e, essas três que estão aqui, eu achei sensacionais e por causa delas comprei o livro.
A primeira é uma puxada de rede, cena bem típica da Bahia do passado com seus musculosos e lindos pescadores negros trazendo à praia a pesca do dia. 
A foto é retocada. Será um original de Pierre Verger retocado??
Fico vendo esses homens, todos vestidos com calções de algodão amarrados à cintura por um cordão...a indumentária do pescador de antigamente era assim. Hoje quem se veste assim para pescar? Nenhum pescador, com certeza. 
Hoje o calção - ninguém mais fala essa palavra - é short e ele é sintético, shorts sintéticos medonhos, esquentam, um horror! Acho que até o peixe agora é sintético.
Nenhuma das três fotos tem créditos no livro: anônimas e maravilhosas.


Esta outra é um sonho anos 50, um alegre passeio por jardim público com tulipas, muitas tulipas e carros e gente encasacada, costumes pesados. Há shorts e há casacos na vida.


A última foto é uma agradável praia com cadeiras e guarda sóis, ninguém tá trabalhando, ninguém tá fazendo a pesca do xaréu pra sobreviver. Vestem sungas e maiôs de helanca. Lazer de classe média numa praia qualquer.
Três fotos e três mundos diferentes. E extintos.