quinta-feira, 2 de julho de 2020

Uma Casa de Fazendas...


 Uma ilustração em um livro, na verdade um livreto, contando a vida do Visconde de Mauá muito resumidamente. Foi impresso aqui na Bahia - Salvador - no final da década de 50 pela Livraria Progresso.
Comprei o livrinho por causa de ilustração do interior de uma casa de fazendas na segunda metade do século XIX. Amei! 
Amei as damas, uma mais jovem acompanhada da mais velha com seu bom fichu compondo o ombro. Mocinhas de família não saíam só. 
A loja ficava num casarão de paredes largas e deveria ser imensa. As prateleiras com as peças de tecidos arrumadas, outras peças no balcão sendo escolhidas pelas damas... que conversa ótima não levariam ali...O vendedor, aliás, o caixeiro-de-armarinho elegantemente trajado ofertava o que de melhor havia nas fazendas vindas recentemente de Paris e dava os seus conselhos.
E o cachorrinho dando a nota? O máximo!
Infelizmente não há menção alguma ao ótimo desenhista que fez a capa e as ilustrações do livro.




"Empregou-se numa loja de fazendas..." adorei a legenda para Mauá na sua fase caixeiro-de-armarinho. O Visconde de Mauá seria depois um próspero homem de negócios que alavancou o desenvolvimento do Rio de Janeiro e do Brasil. Acabou pobre devido à Guerra do Paraguai e morreu esquecido.
Eu não sabia nada disso. Fui saber agora através do livrinho de 25 páginas escrito por Antônio Figueiredo.
A casa de fazendas me levou ao Visconde de Mauá.




E mais umas páginas do livro que, também, é um documento da Editora Livraria Progresso da Bahia, que eu cheguei a conhecer em seu finalzinho no final das décadas de 70, 80.