quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

São Cosme e São Damião - Estampa


 Estampa de são Cosme e são Damião original e "assignada" pelo artista M. Martinelli. Adoro a roupa que eles usam. É linda! A pala do manto em arminho é demais! E adoro as manchas e as imperfeições, o antiguinho que, pra mim, dá mais "distincção" à estampa. E Salve são Cosme e são Damião!






Cristo Rei - Estampa

 Estampa original de Cristo Rei.














Nossa Senhora do Bom Parto - Estampa

 Estampa original de Nossa Senhora do Bom Parto.




Os bercinhos com os bebés. Uma beleza!

O Livro do Actor







 E por ahí ia e por aí vae... Quem estiver interessado deve encontrar o livro nas boas livrarias da cidade e, estudando pelo maravilhoso método de Celestino Silva (João Sincero),tornar-se um actor ou uma actriz de escol.


Pavê de Biscoito Champagne


Amava este pavê. Há anos que não como. Engordativo que é uma beleza! Esta receita era feita por uma tia, irmã de meu pai, Marizete,  que sempre que havia alguma coisa de especial a comemorar fazia a tal da torta fria. Finíssima! Gastava-se os tubos nos ingredientes!!! Esta cópia ela mandou pra  mim. Nunca fiz.

A Boneca


Lindo e antigo armarinho na pça. da Sé, com balcões de madeira e tampo de vidro, estantes pelas paredes. Muito sortido, aviamentos, material escolar...Este folheto de propaganda não é tão antigo, já se falava em computador. Deve ser por isso que acabou: a boneca e o computador não combinaram.

Creme de Batatas Jozélia

Amei!

Saquinho Misericórdia


Danuza Leão - Coluna Social . anos 90




Essa nota, simplesmente maravilhosa, da coluna de Danusa deu "pano pra manga" e rendeu muitas risadas entre eu e amigos...A cena das mangas do vestido de Yvonne Giglioli "resvalando" numa travessa foi demais!!!! Imaginávamos o furor, a agonia das amigas, todas pressurosas em atender a embaixatriz, solidárias em seu infortúnio, em seu pavor e...kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!! Na lista de convidados, várias  senhoras que eu adorava: Adelaide de Castro e Gilda Sarmanho. Lourdes Faria e Josefina Jordan. Elas eram do bom tempo da sociedade carioca: só gente bem, educada e rica. Que frequentavam, recebiam muito e geravam notícias muito bem escritas e com  humor por Zózimo, Ibrahim, Danusa, Nina Chavs. Reynaldo Loy era engraçado demais! Hoje só nos resta Hilde. Coluna social pra mim era isso: Riso. Muita risada! Adorávamos os nomes "bem", as roupas, os ambientes, as casas, as decorações, as viagens,os menus das recepções, dos almoços e jantares tudo muito bem descrito e detalhado pelos colunistas dos jornais da época. E dávamos risadas e risadas e risadas... Uma maravilha!!! Quando tinha Carmen, então, líamos de trás para a frente a notícia, "comíamos" as fotos!!! Carmen era o ídolo máximo. E ainda é.

Carmen Mayrink Veiga em Salvador

 Esse bolo é, realmente, uma delícia. Já fiz e é uma coisa!


 Infelizmente não recortei a data da nota. Verena Wildberger já faleceu e a sua casa na Vitória foi demolida. No local está sendo construído um anexo da Igreja da Vitória e um grande edifício com vista para a Bahia de Todos os Santos. O povo agora tem mania de ver o mar...com ar condicionado, positivamente!!! Antes as áreas de poente eram para os empregados que tinham que aguentar a canícula, coitados! Com a nova moda ganharam os empregados que ficaram com o nascente. Viva!


  Também não recortei a data da nota. Mas foi naquela época em que Carmen deu palestras pelo Brasil.



 Nota da coluna de Hilde.