sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Elis - Transversal do Tempo






Uma comunidade de fãs de Elis, depois de tanto mexer e remexer, conseguiu o áudio do restante das gravações do show Transversal do Tempo e soltou por aí. O show de 1978 foi gravado e lançado só um disco. Posteriormente, segundo o texto da contracapa, iria sair um segundo disco com as músicas que não entraram no primeiro LP, o que não ocorreu. Ouvi essas gravações e fiquei mais uma vez impressionado com a voz, a interpretação e o pique de Elis. Ela canta altíssimo nesse show, a voz lá em cima, uma loucura! E o show é enorme...Fico imaginando as temporadas que, naquele tempo, eram imensas, as apresentações dobradas de fins de semana, as viagens e Elis fazendo um show que não era fácil. O show tem um roteiro, uma estória, músicas que mostravam o Brasil nas transversais da sua história e do tempo. Nessa época, cantoras como Gal e Bethânia também faziam shows assim, com roteiro, direção, cenário, bandas enormes e ficavam meses em cartaz, de terça à domingo!!!! Uma loucura.Como é que aguentavam?... Uma coisa atualíssima no show é cantar a natureza brasileira, e tem várias músicas com esse tema.
Não vi esse show aqui em Salvador, apresentado no Teatro do ICEIA  porque eu, como Caetano Veloso falou na época, estava de "férias de Elis Regina". Achei o disco de 1977, um porre, chato, muito político, engajado, panfletário, sério demais. Enfim,  não  gostei e como o show era nessa linha e com as músicas do disco, não quis ir. Perdi. Zero para mim. Ouvindo tudo hoje, acho o show perfeito e Elis era uma louca pra cantar aquelas músicas dificílimas e com a voz nas alturas. Bem, depois desse show, Elis gravou o Essa Mulher e, de novo, reatei as pontas...O show Essa Mulher eu vi no Teatro Castro Alves. Foi o primeiro e único show que vi de Elis.
 

Foto do Jornal A Tarde.

Antonio Marcelino - Colecionador de Postais

 Antonio Marcelino. Amigo e vizinho de bairro, o Largo Dois de Julho, onde nos encontrávamos sempre e sempre conversávamos e fofocávamos e falávamos de coisas antiguinhas e POSTAIS, evidentemente! Uma pessoa que se dedicou àquilo que acreditava e fez uma coleção de postais e fotos antigas da Bahia e do mundo de tirar o chapéu. Menos o dele, é claro! Saudadinhas antiguinhas!



Propagandas de Cigarros na Bahia


 Duas propagandas de cigarros feitas aqui na Bahia.

Rua da Louça???? Não conheço!