quinta-feira, 26 de maio de 2016

Salve 25 de Maio! Dia da Costureira e do Costureiro!


Vi esta postagem no Facebook e tratei de arrastar, pg. de Danian Dare. Não sabia do 25 de maio...
Que coisa maravilhosa este antigo atelier de costura de final do século XIX ou início do XX e em pleno funcionamento!  As Contramestras de costura, as costureiras, as bordadeiras, as ajudantes todas na faina diária com as linhas e as agulhas, esquecidas de si e concentradas no delicado trabalho da confecção de um vestido. Cada uma deveria ser responsável por uma parte. 
Li um livro de Ecléa Bosi - Memória e Sociedade - Lembranças de Velhos, em que uma senhora entrevistada pela autora dizia  que, quando mocinha, passava o dia inteiro em um atelier de modas no centro de São Paulo fazendo meio ponto ou ajour. 
Imagino que fosse mais ou menos assim, não sei se com este luxo do atelier da foto, mas o ambiente sim, de concentração. Imagino também que ficar o dia inteiro fazendo ajour deveria ser super monótono, mas safava a onça da humilde mocinha.
Ecléa Bosi. O livro que citei é um dos me ficam sempre a mão. Sempre volto a reler uma parte, adoro os relatos dos velhos entrevistados e os detalhes preciosos do dia-a-dia de um mundo que não existe mais e ficou só na memória.
Guardei uma entrevista dada por Dona Ecléa ao Estadão em 2003. O título é, "A Nostalgia é um Direito do Cidadão".
Concordo totalmente. Mas sem resvalar para a melancolia.