sábado, 5 de fevereiro de 2022

É uma Boneca Portuguesa com certeza...




...é com certeza uma boneca portuguesa. Comprei há algum tempo essa bonequinha que representa em seu traje típico a região, cidade de NazaréPortugal ou uma categoria ou profissão de mulheres daquele país. Nem gosto muito dessas tais bonecas que, numa altura dessas só servem para encher armário e ficar por lá entulhando, mas, essa, eu achei tão bonita e faceira na sua roupita, tão bem feita e detalhada em bordados e acessórios que, não resisti, e trouxe pro meu muquifo elegante. 
O vestido, rodado, tem uma sobressaia quadriculada e o volume é dado por várias voltas de um bico estampado de bolinhas vermelhas que fazem as anáguas. O vestidinho em cetim azul é todo bordado em ponto cheio, nas mangas babados de um delicado bico. No pescoço, um medalhão. Na cabeça  um chapéu negro de feltro com uma aba comprida que desce na parte de trás e, na frente, um pompom.
Os bracinhos levantados e super alegrinha, completamente formosa... dançaria a boneca o Vira???
Amei a boneca, paixão de antigamente de quem viajava para o exterior e as traziam na mala e, aqui chegando, iam direto para as estantes e cristaleiras enfeitar a sala, dando a dica: - estive na Europa e fui a Portugal. Eu não fui a Portugal, fui a um bazar de usados e me servi.
No mais, esta bonequinha portuguesa de Nazaré, Portugal pega ondas altíssimas e vestida em anáguas surfa que é uma beleza. Ela é, com certeza, uma boneca portuguesa e surfista!

300 quilos de anáguas!
O pompom de ladinho dando a nota: Boneca!

 Alegre! Satisfeita! Pintosa! Uma beleza!!!! Pois, pois!