segunda-feira, 31 de julho de 2017

Jeanne Moreau

Magnífica atriz e, aqui nesta foto, linda vestindo um Pierre Cardin.
Viva Moreau!

Casarão do Barbalho


Por esses dias este casarão de 102 anos foi demolido pois estava para cair em cima das pessoas. É claro que no estado de abandono em que estava oferecia risco para todos que moram e passam na região, mas, pergunto, por que deixaram um casarão lindo desses chegar ao ponto de degradação que chegou? Mesmo não sendo histórico, relativamente novo e de características arquitetônicas ecléticas típicas do início do século XX e, por isso, não são considerado digno ou próprio para ser restaurado e, sendo ele, uma construção que está fora do perímetro do que se considera como centro histórico da cidade do Salvador, melhor demolir sem maiores questionamentos.
Bem, não sou arquiteto, mas, enxergo o edifício como um bem que poderia ser digno de preservação, pois faz parte da história do bairro e é representante de um tipo de arquitetura que os mais abastados, os mais ricos da época mandavam construir e colocavam todos os adornos de decoração possíveis - muitos importados - para torná-lo mais nobre, mais pomposo, mais rico, mais bonito. Deveria ser um luxo este casarão na época. De qual família seria?
Este casarão, como outros mais que estão na mesma condição de falta de conservação e abandono, se começarem todos a serem demolidos, não restará nada que se ergueu no final dos séculos XIX e XX para representar o que foi uma marca da arquitetura daquele período, o estilo eclético, ou como eu chamo o bolo de noiva.
O casarão tinha uma bonita fachada com adornos moldados, possivelmente deveria ter no centro e em destaque, como em um brasão, a data de sua construção, 1915. Nota-se pelas fotos que, com o início da demolição, retiraram cuidadosamente o frontão da fachada. O prédio não é histórico, mas serve para alguma coisa... 
Neste local, muito brevemente, farão uma construção em quatro paredes, tipo caixa de sapato, com quadrados abertos como janelas, ou então, ficará o terreno por vários anos com tapumes e servindo para nada. E é isso.
Adeus Casarão do Barbalho!
Em breve eu farei uma outra postagem como esta, só que com outro casarão decadente - no mesmo bairro, ou em outro? - e com fotos dos jornais locais, A Tarde, Correio da Bahia e sites como o Bocão, Bahia Revista, Metrópole de onde eu retirei as imagens que aqui estão. 



Derruba!!!!