segunda-feira, 9 de outubro de 2017

23 Igrejas de Salvador


Esse 23 Igrejas de Salvador é um pequeno álbum montado em folhas de papel amarelo,  com as fotos coladas e que deve ter sido feito por alguém que trabalhava ou cuidava da biblioteca desse colégio católico e tradicional de Salvador, o Colégio Salete, pois todas as fotos trazem o carimbo da biblioteca. Como o colégio é de freiras, talvez tenha sido mesmo uma freirinha do colégio que pacientemente montou o álbum com carinho, dedicação e muito esmero.
Todas as páginas estão numeradas, as fotos carimbadas e muito bem coladas com goma arábica. Por falar nisso, por onde andará a goma arábica da minha infância??? KKKKK Agora é cola branca...
Comprei este álbum em um vendedor de livros que tem uma banca na rua. Aliás, comprei outras coisas que foram dessa biblioteca. Acho que fizeram uma arrumação por lá e o que acharam sem serventia deram pra alguém e, agora, este singelo álbum está aqui no meu blog.
As fotos são ótimas, acho que dos anos 40, 50. Dá pra notar algumas coisas que hoje estão bastante modificadas pela cidade que tinha bastante árvores e poucos carros. As imagens são sensacionais e, em algumas, vemos as  igrejas fotografadas por outros e insuspeitáveis ângulos tornando-se uma novidade.
Então, vamos visitar essas 23 igrejas de Salvador selecionadas por santas mãos.

 Igreja do Paço. Soube que está para reabrir depois de séculos fechada. Até que enfim! Vamos rezar para que isto aconteça. Saravá, meu pai!

 Igreja do Pilar. Foi toda restaurada e está nos trinques. Espero que assim fique por todos os séculos dos séculos. Amém.

 Ordem Terceira de São Francisco. Os azulejos de antes do terremoto de Lisboa estão se acabando, esfarinhando e pedindo a morte! Já foi restaurado uma vez e precisa urgente de outro restauro. Parece que se abateu um terremoto localizado sobre eles. Misericórdia!

 Igreja da Vitória com a fachada do início do XIX. A outra, a antiga, era linda. Foi-se e fizeram esta. Recentemente passou por restauro total e descobriu-se pinturas nas parede laterais que estavam cobertas por camadas de tinta. Ficou bonita.

 Igreja de Santo Antonio da Barra. Linda, linda, linda. Deus conserve!

 Convento e Igreja da Lapa, século XVII. Conjunto belíssimo. Ver a avenida Joana Angélica assim, vazia, causa estranheza, esse é um dos lugares mais movimentados de Salvador. Uma agonia!!!! Podia voltar a ser como era. Só Jesus na causa e Nossa Senhora da Lapa também!

 Igreja da Barroquinha. Antes do incêndio sempre passava lá para me benzer. Estava abandonada, esquecida, gritando de abandono e agonia até que um incêndio veio e só ficou a casca. Hoje é um "espaço cultural" que nunca entrei. Gostaria de continuar entrando lá para me benzer.


 A Catedral Basílica atualmente está fechada para restauro total. Escândalo de bonita, imagens magníficas e coleção de bustos relicários maravilhosos.

 Só entrei uma vez na Igreja de São Miguel, passo pouco por lá e quando às vezes passo está fechada. Não sei se está em restauro...É linda, pequena, uma joia. São Miguel nos ajude!!!

 Um luxo total a Igreja da Misericórdia. Vivia sempre aberta e eu sempre entrava para me benzer, rezar. Agora vive sempre fechada - tanta riqueza - melhor se proteger. A visitação é feita entrando pelo Museu da Misericórdia. No mais, misericórdia senhor!!!


 Amo a Igreja de São Pedro dos Clérigos, sempre linda, limpa e conservada. Sempre que passo por ela, entro, pois está sempre aberta, graças a São Pedro. E é ótimo! Benzo-me e assisto missa sempre que posso.

 Igreja de São Francisco. Esplendor do ouro, barroquíssima. Profusão de adornos, decorações e imagens lindas. Para onde olhar? Vou pouco lá.


 Linda a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Minha preferida. Pequena, acolhedora, tão bonita e com uma astral ótimo. Adoro quando vou lá, mas, infelizmente, vou menos do que gostaria.

 Gosto muito da Igreja do Bonfim, principalmente assim, sem as horrendas fitinhas coloridas que o povo deu pra amarrar no lindo gradil e que, agora, ninguém mais vê a beleza. Bons tempos esse da foto: mais tranquilo e sem fitinhas.


 A Igreja de Santa Tereza é classuda demais! Chiquérrima. O altar soberbo, sóbrio e lindo! Infelizmente está em um local terrível que, só pedindo a Santa Tereza proteção quando entramos por ali. Santa Tereza, doutora da Igreja, valha-me!!!!

 Igreja de São Bento, magnífica, austera, sóbria, igreja nua, sem nenhum adorno desnecessário. Lá assisto as missas que eu mais gosto, sóbrias. Lá também me confesso uma vez por ano. Confesso meus pecados e peço perdão pelas coisas que fiz ou faço e que me reprovo. Que bom se todo mundo confessasse ao menos pra si mesmo e se pedisse perdão. São Bento, Santa Escolástica e São Sebastião cujas imagem está no altar, estejam sempre conosco.

 Linda a Igreja da Palma, na última vez que fui ali tomei um susto com o abandono do local, não senti firmeza. Tentei entrar na igreja, mas estava fechada para visitação. Tem anos que não entro lá! Palmas para a Igreja da Palma.  

  A Igreja da Piedade é a que mais vou, sempre entro para me benzer e rezar. Fica no caminho que faço todos os dias, não tenho como fugir dela e nem ela a mim. A igreja é feia, descaracterizada, apesar de muito antiga foi tão reformada que virou um não sei o quê. Cada dia reformam uma coisa e ela muda, temos que pedir piedade pra Nossa Senhora da Piedade! Piedade com a igreja. Mas é uma igreja de muita frequência, muitos fies, padres ótimos e dedicados, tem um museu simples, mas bem organizado.

 Adoro a Igreja do Carmo. Espero que esteja conservada. Tem alguns anos que não vou lá, a última vez no dia de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho.

 Já fiz uma postagem aqui sobre a Igreja de Santo Antonio da Mouraria, gosto muito da igreja, singela, muito bonita.

Nunca entrei, não sei nada dessa Igreja da Penha. Nunca vou ao lugar onde ela fica. Uma hora dessas me decreto e vou lá fazer uma visitinha. Será que vai estar aberta??? Caindo aos pedaços ou magnificamente conservada??? Será? O que será?
Abaixo, o álbum.