sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Omeletas . Omeletes



Omeletes ou omeletas tanto faz, tudo é ovo, clara batida em neve ou clara e gema batidas juntas nas quais acrescenta-se os recheios que se quer e os que se têm às mãos. 
E tudo dá omelete ou dá omeleta.
Estas receitas são de um número do Annuário da Senhoras de 1936. Estamos em 2016, então são oitent'anos de publicação desta receita que muita senhora de escol deve ter feito para os seus maridos, filhinhos etc. etc.
-Meu deus, meu marido está para chegar e não tem nada pronto. Já sei...vou fazer uma omeleta!
-Nossa Senhora, já é quase meio dia, a petizada está para chegar do educandário e não tem nada pronto para o almoço. Vou bater uns ovos e fazer umas omeletes da carne que sobrou de ontem. Guarneço a travessa com uma farofa de manteiga e está ótimo!
Eu já fiz a de tomates, só que não passei na farinha de rosca e nem frigi os tomates, usei picadinho ao natural e coloquei manjericão fresco. Hum, humm!!! ficou ótima a minha omelete/omeleta!
A receita da omeleta/omelete de maçã parece ser muito boa...constitui agradável merenda para o meio da tarde
A de milho é reconstituinte...KKKK
Vou experimentar todas as receitas.

Veado . Adivinhação

 E vamos ao recitativo! Hoje, com uma quadrinha muito bonitinha que está no livro "Violas" do escritor baiano Anísio Melhor, publicado em 1935 e que teve uma edição fac-similar comemorativa em 1985. 
O livro é uma completa delícia, com muitas quadrinhas, cantigas, dizeres, repentes, adivinhações, letras de músicas, desafios, enfim, criações anônimas e outras não, do rico folclore baiano que o autor recolheu e reuniu no livro citado. 
O Violas tem coisas maravilhosas, inacreditáveis e hilárias! Êta povo criativo o baiano! Só eu vivendo umas trezentas vidas pra colocar uma partezinha aqui no blog.
Os veadinhos de louça eu comprei em 2015 numa feira de antiguidades em São Paulo.
Vamos recitar? 







A linda capa do livro ilustrada pelo pintor e professor baiano Emídio Magalhães, 1905-1990.