terça-feira, 24 de julho de 2018

Acarajé e Molho de Acarajé . Receitas




As duas receitas, o bolinho de acarajé e o molho são perfeitas, são as tradicionais, são também as mais simples e as que dão os melhores bolinhos. O acarajé não precisa de invenção, de inovação, é isto mesmo que está escrito e descrito. O molho é de arrasar de gostoso! 
Ambas as receitas estão no livro de Ibrahim Sued,  Aprenda a Receber - Etiqueta - Ed. Top Promoções e Publicidade com distribuição pela Ed. Record, 1977.
Dona Lúcia Peltier de Queiróz é senhora de tradicional família baiana - acho que já falecida - e ao passar  esta receita para o amigo Ibrahim,  passou o melhor, ou seja, a autêntica receita do acarajé e o fantástico molho que tradicionalmente o acompanha.
Todos sabem, mais vou repetir, o acarajé é uma comida do candomblé, é de origem africana e do orixá Iansã. Antes de fazer os bolinhos para vender as baianas de acarajé fazem pequenos bolinhos que são lançados à rua em frente ao tabuleiro em oferenda à Iansã e só depois disso é que elas começam a fazer os bolinhos maiores, as verdadeiras delícias para vender ao público.

Acarajé e o Molho . Recitativo