domingo, 8 de dezembro de 2013

Dona Orsina da Fonseca, Marechal Hermes e Dona Nair de Teffé

 Do jornal O Estado de São Paulo. Há cem anos acontecia o casamento do Marechal Hermes da Fonseca e Dona Nair de Teffé. Dona Nair viveu em Paris, era avançada, animada. Levou o maxixe pra dentro do palácio onde, também, Chiquinha Gonzaga apresentou o Corta-Jaca. Era caricaturista. No mais...adoro o nome Orsina da Fonseca! Antigo!










O Mobiliário Antigo na Bahia - Carlos Eduardo da Rocha



























Convite



Igreja e Nossa Senhora da Conceição


 Pra mim é a igreja mais bonita de Salvador e deveria ser muito mais cuidada.Esta foto é da coleção A Bíblia Sagrada que saiu nos anos 60, 70. Tem um volume só com fotos de fachadas de igrejas do mundo todo. Detalhei a foto pois tem cenas ótimas que retratam o cotidiano antiguinho de Salvador.




 Este homem de chapéu, o burro parado, estacionado, seria dele? A cena armada atrás: dois jovens, uma barraquinha com uma coisa escrita que não se entende e gente por trás sentada se protegendo do sol. Quem aguentava e aguenta a canícula dessa cidade? O sol que derrete catedrais, como disse Nelson Rodrigues. Um homem carregando um enorme balaio. Esses homens vendiam de tudo pelas ruas, nas portas das casas, verduras, frutas. Tem um negro que parece um malê, mulçumano e, no cantinho uma criatura encostada na balaustrada. Uma beleza de cotidiano e a cidade um deserto maravilhoso.







 Nossa Senhora na porta de sua Casa.


 Um postal.


 Detalhes...


A profusão de anjinhos!

 Um santinho antigo e belíssimo!



 Uma das imagens que eu tenho de Nossa Senhora da Conceição. Deve ser do 18. O fundo de ladrilhos é péssimo, não condiz, não convém com a imagem, mas a claridade da cozinha é ótima! É uma claridade do 18 também e pronto!

Salve 8 de dezembro!





Salve Nossa Senhora da Conceição!