terça-feira, 31 de março de 2015

Passeio Antiguinho . Edifício Saladina . Rua Visconde de São Lourenço


Portaria do Edifício Saladina, aliás, uma pequena entrada com marquise, bem simples, mas com um bom revestimento de mármore na parede da frente.
 O que me chamou a atenção e deu vontade de fotografar foi o sumiço, o roubo do nome do prédio em letra cursiva e que era em bronze. Só deixaram o número que deve ter resistido aos violentos puxões dos sacis nas terríveis madrugadas de Salvador.
 Do nome Edifício Saladina, o que ficou, foi a marca no mármore carimbada pelo tempo e ainda bem visível e legível.
Nada que seja de metal, qualquer que seja a liga metálica fica, resiste  nesta cidade.
Todos os dias pra trabalhar passo por um pequeno local cercado onde havia um busto de Gláuber Rocha-perto da Av. Heitor Dias. O busto em homenagem ao cineasta baiano ficava sobre uma base forrada de granito e com uma placa em bronze com inscrições. A placa foi roubada há alguns anos e, recentemente, levaram a cabeça de Gláuber! Restou só a base! Falta arrancarem o gradil!
É um horror!!!
Voltando ao Saladina: tenho uma grande amiga espanhola com este nome. Adoro ela! E adoro o Edifício Saladina, mesmo que esteja alquebrado, saqueado como tantos outros equipamentos dessa cidade.





Gal Costa por Adelson do Prado


Fotos do Google.


BB


BB em foto miudinha que era muito comum na revista Intervalo 2000 nos anos 70. Eu adorava essas fotinhas de nada. Rendiam cortes, recortes, picotes e...álbuns!!! 


Elis . 1969