O Que é o Blog

Antiguinho. Neste blog irei colocar - se possível! - todo material que guardei durante anos: são fotos antigas, livros, revistas, coleções. Papéis que acumulei e guardei durante muito tempo soltos, avulsos ou colados em inúmeros álbuns que fiz durante um bom período da minha vida.
 Tem muito material já se esfacelando pelo tempo, difíceis até de manusear, se partindo, quebrando de tão antiguinhos.
Geralmente esses guardados são ligados às artes de maneira geral. Adoro coisas fora de moda, cafonas, e irei colocar coisas nessa linha: imagens e textos que ninguém dá importância e não veem nada bonito e sentido, mas que eu vi e vejo beleza e graça nelas.
Enfim, é um blog de variedades. As minhas.
 Algumas coisas pego na Internet, mas o blog contém, essencialmente, o meu arquivo de inutilidades/utilidades. Tenho também muito objetos em minha casa que colocarei em fotos.  Decoração e moda. Roupas. Gosto de imagens/estampas de santos e santas. Orações.
A razão por que faço este blog é, também, de preservação de um material muito frágil que é o papel e para que todo ele fique por aí conservado e viajando  pelo tempo...Espero que alguém goste, como eu, das minhas  coisas antiguinhas e faça uma visita ao blog. Abraços. Beijos.

45 comentários:

  1. Ah Adorei,faz horas q estou aqui. mt bom,e olha q sou + de coisas modernas ,mas me rendi as suas coleções. OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, Jorge. É uma iniciativa de grande valor para preservar a história de Salvador - aquela que quase sempre os livros não contam - e tem particular interesse para mim, soteropolitano que passou a se interessar mais e mais por sua cidade natal depois que passou a viver em outra.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Márcio. Deu pra notar que o blog não é de História, tem de tudo, mas como moro aqui, venho colocando coisas relativas a Salvador, fotos antigas, atuais e as que eu próprio "bato". É uma cidade que já foi muito bonita. Hoje, como todas as cidades do Brasil, está maltratada e insegura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. eu tenho 0 livro saude e vigor e gostaria de vender e qual e o valor?

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu também tenho. O livro é vendido bem barato nos sebos. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Cheguei aqui procurando lembranças do Brasil de minha juventude, já que morei desde 79 em NYC. Passei muito tempo aqui, e vou d ivulgar e recomendar aos amigos que gostam também de boa música, pois o sound track é espetacular, todos do meu gosto.Boz Scaggs cantando Invitation não tem prêço.....

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Ione! Que bom que você gostou do blog e das músicas. Dá pra distrair fazendo um passeio por aqui.
    Abraços.
    Invitation realmente é demais!

    ResponderExcluir
  8. Nossa que legal... Não conheço essa cidade mais tenho vontade de fazer uma visita. A cidade da minha mãe tem muitas igrejas e patrimônio históricos e quero sim mandar um material pra você. espero ter contato. um grande abraço e fiquem com Deus. 88 9264.3562

    ResponderExcluir
  9. Olá, Bárbara. Salvador é muito bonita, sim. Mas está com o patrimônio muito maltratado. Poderia estar mais bonita.
    Abraços e obrigado pela visita ao blog.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog Jorge. Adorei!!! Onde você achou o postal do Lindemann? Um Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, Casanova 70!
    Comprei em um antiquário da Ruy Barbosa, Salvador.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jorge! Parabéns pelo seu blog! Muito bom gosto. Também achei-o bastante "sortido'. Sou mineiro e adoro a sua Bahia. Muita saudade daí. Felicidade e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado!! E eu adoro Minas.
    Ai, um queijo da Serra da Canastra!!! Breve estarei aí nas cidades históricas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Débora Alves Pereira8 de novembro de 2015 às 19:10

    Jorge, estou verdadeiramente encantada com o blog. Você soube (e sabe) selecionar o que de melhor em histórias e sobre personalidades. Não posso deixar de mencionar, também, seu bom gosto musical - o repertório de músicas do blog é espetacular!!!!
    Abraços,
    Débora Alves Pereira

    ResponderExcluir
  15. Que bom! Eu adoro ficar postando essas coisas que guardei e é bom saber que combinam com o gosto de outras pessoas. As músicas tem muita gente que elogia, ótimo. São as que gosto de ouvir e tenho até que colocar mais.
    Obrigado Débora,
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jorge! Amei o blog e, assim como você, adoro uma boa pesquisa e coisas vintage. Quero postar as coisas que guardo, também! Admirada por seus esforços em nos presentear com coisas simples, mas tão especiais! Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Que ótimo!!!Obrigado, Maria. Comece a fazer o seu blog, quero ver as suas velharias, kkk
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Olá amigo. Parabéns pela iniciativa. Aqui neste nosso Brasil, não se liga muito pra a preservação das coisas. E, olhe que, em função da digitalização tudo tem se tornado mais fácil. Seja perseverante. Qualquer coisa estou por aqui para ajudá-lo já que tenho interêsses na mesma área preservacional histórica.Trabalho com a venda de revistas antigas, mas só as vendo depois de digitalizar via Scanner, matérias que para mim são interessantes. Criei 3 Blogs em vãs tentativas de sucesso, não financeiro, pois não há nada neles para eu ganhar dinheiro, e sim com a finalidade da preservação da memória das coisas. Se houver interesse eu coloco aqui o três endereços dos Blogs. Um deles é sobre a revista Manchete e os outros dois estão relacionados a capas dos antigos Long Plays. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Quero saber o nome dos seus blogs, sim.
    Pois é, eu escaneio as coisas que guardei de revistas, livros, etc. o intuito é mais me distrair mesmo e preservar o material, é claro. Não ganho nada com este trabalho. Acho que todas as pessoas que tem algum acervo deveria fazer isso, publicar. É uma maneira de preservar e divulgar as coisas que estão ou estiveram por aqui neste mundo.
    Tudo de bom, abraços.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado amigo Jorge pela sua atenção. Realmente é difícil a divulgação e uma alta visitação nos Blogs culturais. Se fosse de pornografia, nem se fala. Impressionante como a Internet está repleta de LIXO, e de FUTILIDADES. Não há conteúdo nenhum !!!
    Vamos, então, aos endereços dos meus Blogs. Não repara mas estão sem atualizações, pois perdi o ânimo de tocá-los para frente.
    http://revistamancheterevivendo.blogspot.com.br/
    http://quemsoueunacapadodisco.blogspot.com.br/
    http://rionacapadosdiscos.blogspot.com.br/
    Espero que goste deles.
    Abraços
    Sergio

    **

    ResponderExcluir
  21. Olá, Sérgio, acabei de entrar nos três blogs. Muito bons! Não desanime e continue!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde,Jorge.
    Fiquei horas viajando com seu Blog. Parbéns. Também gosto muito e coleciono antiguidades.
    Se puder veja,por favor :
    http://quadrinhosimportados.blogspot.com.br/
    http://milhoesdequadrinhos.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção,amigo.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, amigo, que bom que vc gostou do blog. Vou entrar no seu, sim.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  24. Vc tem o Ofício de São Francisco de Assis?

    ResponderExcluir
  25. Eu gostaria muito de ter esse Ofício

    ResponderExcluir
  26. Sr. Geraldo, vou ver se eu consigo e posto aqui.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  27. Não lembro se tenho o ofício, se encontrar eu posto para o senhor.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  28. Eu o parabenizo em manter esse maravilhoso blog que remonta a arte, costumes e relíquias da antiguidade. Moro em João Pessoa PB , onde a população não aprecia muito na preservação de antiguidades

    ResponderExcluir
  29. Obrigado, amigo.João Pessoa é uma cidade tão linda, com igrejas tão bonitas. Não conheço João Pessoa, mas sei da beleza arquitetônica e das belezas naturais da cidade.
    Uma pena que o povo não valoriza a cultura local. Mas isso é em todo Brasil, não?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de deixar registrado aqui o meu agradecimento por esse blog existir! Adoro fazer pesquisas e ler sobre a alta sociedade brasileira de anos atrás e salvei fotos maravilhosas aqui, matérias que serão muito bem aproveitadas! Comparo com a assinatura que fiz da Vanity Fair, onde todo o arquivo da revista está digitalizado e dividido por década e anos, com muitas fotos maravilhosas da sociedade americana.

    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  31. Flávia, o blog existe porque eu existo! KKKK
    Que bom que vc gostou, eu adoro fazer o blog, é como se fosse um caderno de recordações, um álbum com tudo o que eu guardei durante décadas.
    Eu adorava as notícias da alta sociedade brasileira, particularmente a do Rio e, especialmente, sou um admirador de Carmen Mayrink Veiga, uma das mulheres mais bonitas e elegantes do mundo. E por aí eu fui, colecionando revistas e jornais, recortando fotos e notícias. Em 2013 comecei a digitalizar tudo e fazer um blog para colocar o meu arquivo.
    Acho ótimo que as pessoas salvem as imagens, muitas só tem aqui e, gosto muitíssimo quando dão créditos ao meu blog, quando fazem um agradecimento. Na maioria das vezes vejo fotos que sei que foram as que eu escaneei e são usadas por aí e nem tocam no nome do blog, de onde tiraram as preciosidades que se servem com avidez.Mas, isso, é uma questão de educação, não é?
    Comparar o Antiguinho com a Vanity Fair é um exagero delicado seu!
    Um abraço e boas pesquisas para o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  32. OBRIGADO, JORGE!!!! mto bom vc fazer isso por nós todos. está um pouco e muito de nossa e de muitas gerações. q lindo!

    ResponderExcluir
  33. Oi Jorge, amei o seu blog.
    Estou organizando um site para o Eduardo Cabus,baiano, diretor de teatro e que trabalhou com Jurema Penna. Li o artigo sobre ela aqui no "Antiguinho" e gostaria de sua autorização para colocar na página de "Memórias" do site.
    Ficarei aguardando, meu email é escoladeteatroeduardocabus@gmail.com
    Agradeço 🤗😘

    ResponderExcluir
  34. Ok, Cabus, pode usar à vontade! Vocês eram tão amigos! A página de Jurema no meu blog é uma página aberta, de vez em quando eu posto imagens que vou encontrando nos meus guardados.
    Pode usar o que quiser, mas dê credito ao blog porque ajuda a divulgá-lo.
    Um abraço! Sucesso pro seu site.

    ResponderExcluir
  35. Aquele livro didático bons amiguinhos tentei encontrar aqui...onde Renato é o personagem principal vc tem? Era da década de 70 ou 80...tive um no meu primeiro ano de escola em.1982..Mas, não acho nenhum material na NET

    ResponderExcluir
  36. Olá, Infância Brasileira, Terceiro Voluma. Sem data de publicação.
    Os personagens, as crianças, são, Carmen, Paulo e Rosa e Luís.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  37. Fiquei surpreso com a maravilha que é o seu blog. E olhe que só vi parte dele. Vou deliciar-me no próximo fim de semana vendo-o todo. Ainda existe gente inteligente e sensível como você, numa Bahia que se destrói de forma progressiva mental e fisicamente. Obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
  38. Obrigado a você! Que bom que vc gostou do blog. Pode revirar o meu baú inteiro e se distrair com o conteúdo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  39. Muito bom seu blog! Que delícia! Pode, por favor, citar o ano de publicação do livro "A moça e seus problemas"? Não pude encontrar. Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  40. Olá, eu tenho uma 5 edição da Moça e não tem a data. O Moço também sem a data. Todos sem data e todos datados, perderam a validade. Acho que só servem para estudo de costumes e hábitos 'saudáveis'que se perderam no tempo, graças! Infelizmente do jeito que as coisas vão indo, com essa onda moralista,esses livros podem voltar às livrarias. Espero que não. Eles são bons, hoje, para rir.
    Um abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  41. Ola, te enviei um e-mail, pois também sou colecionador. Gostaria de trocar informações contigo se possível.

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pelo site, mas nao consigo parar de me perguntar, serie você um jovem com alma de velho ou um velho com alma de jovem? abraços

    ResponderExcluir
  43. Obrigado. Você quer desvendar a esfinge??? Eu quando garoto adorava as coisas do tempo de minha bisa, avós, de meus pais. Sempre gostei de tudo que é antigo. Mas não sou acumulador, guardei muitas revistas e livros que tenho até hj que me servem e uso para fazer esse blog. Mas muita coisa tive que me desfazer.
    Sempre tive humor e conservo até hoje. Por isso guardo um certo frescor de uma adolescência que já vai muito longe e isso eu passo para os meus textos e postagens. Fazer um blog pesado não me interessa. Gosto do fútil, do pueril, de besteiras, de artes, de coisas que pra mim são bonitas.
    É isso. Sou um jovem senhor de cabeça leve. Apesar de viver esse mundo tão barra pesada e não posso ser alheio e não vivo fora da realidade que é dura pra mim e pra todos atualmente.
    Obrigado pelo elogio ao blog.
    Um abraço.

    ResponderExcluir