sábado, 9 de abril de 2016

Brigitte Bardot e As Vicentinas





Adoro BB e adoro as Vicentinas. As antigas, é claro, com o hábito negro e o chapéu corneta imaculadamente branco, engomado, enorme, armado na cabeça, pontudo a espetar o mundo! 
Deveria voltar a moda, urgente!
As atuais Vicentinas, e  São Vicente Ferrer não deve estar nada satisfeito e Santa Catarina Labouré menos ainda, estão atualmente muito sem graça! Hábito cremezinho, manteiga, neutro e... curto!!! Muito simples pra quem já foram, até os anos 60, uma atração, quando passavam pelas ruas. 
Os enormes chapéus ocupavam o lugar de três pessoas na calçada... Fechação completa.
Eu sou da última geração que ainda viu as Vicentinas dando sopa pelas ruas e ladeiras de Salvador. Adorava quando me batia com elas andando pela cidade a fazerem caridade. Só em aparecerem, aliás, já me faziam uma caridade.
As Vicentinas atualmente em Salvador estão reunidas na Ladeira do Salete - Barris -  onde tem igreja de Nossa Senhora do Salete e a devoção de Nossa Senhora das Graças. Igreja super bonitinha e muito bem cuidada.
No bairro da Saúde fica a Casa e a Igreja da Providência do início do XX. 
Só fui uma vez ali, e, atualmente, está difícil ir lá, já que a violência da nossa cidade está limitando os passos de todos os soteropolitanos.
Não dá nem mais para fazer um passeiozinho à toa, flanar e fazer uma caridade.
Tempos "bicudos". 
Como o chapéu corneta das antigas Vicentinas.

A foto de BB, despindo-se do hábito de Vicentina, é do filme As Noviças de 1971. Annie Girardot também trabalhava na película. Película...a palavra ficou antiga...
As fotos de Brigitte não são de meus guardados,"roubei" do Google. 
A ilustração é da Enciclopédia Delta Larouse da Biblioteca do meu Convento Vicentino e já tinha até colocado aqui. 
Entra de vinheta.

Tira o hábito, Brigitte!!!!