sábado, 24 de novembro de 2018

Passeio Antiguinho . Sociedade Protetora dos Desvalidos


Em maio do ano passado fui com um amigo de São Paulo a uma visita pelo centro histórico de Salvador e passando pela porta da Sociedade dos Desvalidos resolvemos entrar para conhecer. Na verdade há anos que eu morria de vontade de entrar ali e ver como era as instalações da Sociedade que fica em um prédio do início do século XIX.
Naquele dia tinha muitos adolescentes na casa ensaiando para alguma atividade artística. Fomos recebidos por eles e por umas senhoras que estavam lá e nos receberam muito bem, com muita simpatia. Perguntei se poderia fotografar e elas permitiram numa boa.
Fiquei louco pela construção, salões decorados com pinturas feitas a mão nas paredes, piso corrido em taboado de madeira, escadarias, corrimões, os azulejos hidráulicos do corredor de entrada, pelos móveis de madeira de lei, portas, divisórias, cadeiras e mesas lindas. 
A casa possui também uma pequena capela interna super bonita e com uma imagem de Nossa Senhora da Conceição no nicho do altar encimado por um belo crucifixo.
Ficamos extasiados com a beleza do lugar e pela decoração que, me parece, está tudo igual à época em que a Associação foi fundada e muito bem conservado e limpo.
No dia 20 agora de novembro, li no jornal A Tarde que um documento da Irmandade, uma ata, feita entre os anos de 1832/1847 havia sido restaurado e recebeu um certificado da Unesco como um registro nacional do Programa de Memória do Mundo, documento que é uma relíquia pertencente à Associação dos Desvalidos, uma irmandade criada por negros, ex-escravos de auxílio mútuo. 
Este documento, raro, é importantíssimo pois mostra a presença dos negros na cidade de Salvador no século XIX.
Então, essas simples fotos que fiz estou postando-as em um momento muito importante para a Associação Protetora dos Desvalidos e para a história da Bahia e do Brasil.
Vejam como o local é lindo.