sábado, 23 de setembro de 2017

Um Velho Bowl . Uma Velha Tigela


Tigela de cerâmica da antiga Fábrica Santo Eugênio de São José dos Campos, São Paulo
A tigela está "bem sambada", mas, mesmo assim comprei, coloquei de molho durante dias, lavei em águas mil e pretendo usar! Como me dizia uma velha tia avó, "água só não lava a língua". Então...
Eu adorei o tom da tigela, um azul claro e leitoso e com umas manchas tipo um marmoreado. Nova, ela deveria ser muito bonita, mas como gosto de coisas velhas e com suas marcas do tempo, repito: água só não lava a língua!
Futuros pães e bolos e etc. farei no meu bowl Santo Eugênio.
Anos 50, 60? De que período será? 
Os dados da Fábrica Santo Eugênio - localização - fui pescar no ótimo site de Fábio Carvalho, o Porcelana Brasil, mas este modelo não vi por lá.

 2 x. de ft. ovos. leite. manteiga. mistura tudo
 e bate-se em um elegante bowl antigo. a receita ficará mais saborosa. a petizada irá amar...
e é por isso que eu digo, meus amigos, bowls só da Santo Eugênio!

Ilustrações de Poty para o Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa de Aurelio Buarque de Hollanda Ferreira

 Uma vez achei este dicionário de Aurelio para comprar e deixei pra lá. Me arrependi porque fiquei me lembrando das ilustrações de Poty que não me saíram da cabeça. Mas, como ando muito por aí nos sebos e brechós de meu deus, achei hoje pela manhã e a preço de apenas uma banana, o tal dicionário da Editora Civilização Brasileira, de 1967 e 11 edição
As pedras rolam, as pedras se encontram e sempre há uma surpresa para mim quando entro em um lugar de despojos. Aproveito-me deles, meu lado traça, não daninho, evidentemente, muito bonzinho, aliás,  pois compartilho o meu penoso trabalho de escanear - traça laboriosa - para que todos que fuçam o meu blog possam, no mínimo, se distrair.
Bem, Poty Lazzarotto foi um artista plástico brasileiro, curitibano, de obra vastíssima e variada, e que me lembro muito de seus trabalhos em  ilustrações para livros de Jorge Amado, de muitos outros autores  e das obras editadas pelas Edições de Ouro - já coloquei aqui as ilustrações para Diva de José de Alencar. As Edições de Ouro publicava livros de bolso que eu comprava loucamente para ler quando adolescente. Eles publicavam tudo que havia de literatura, todos os autores. E eu, traça leitora, fiz à festa na época.
Sobre Poty, o Google está cheio de informações e de imagens, mas as ilustrações deste dicionário não estão dando sopa por lá. Portanto, façam à festa!
Acho que Poty deve ter adorado ter recebido esta encomenda de fazer as introduções ilustradas para os verbetes do dicionário mais popular e mais conceituado do Brasil. Além de descolar uma grana, ele deu vazão e tratos à bola criando imagens que coubesse para o dicionário. E são desenhos lindos, todos lindos, mas alguns são deslumbrantes. As ilustrações para as  letras K e Y são soberbos! E por aí vai...
Em cada abertura de página vários desenhos dos mais simples aos mais sofisticados.
Uma boa viagem pelo ABC de Poty.








































"tataluga" marca de quem manuseou o dicionário.