sábado, 3 de junho de 2017

Santo Antônio


No ano passado eu comprei quatro imagens, uma Nossa Senhora do Rosário, um Senhor Morto, um São José e este Santo Antônio, lindo, deslumbrante e que chegou a mim perfeito, sem nenhum restauro ou retoque mal feitos, sem repinturas absurdas, nada. Chegou como foi feito, chegou como "chegou" aos dias de hoje com os desgastes naturais e comuns para uma peça do início do XIX ou do século XVIII, não sei precisar bem, mas que, pelo panejamento com volume e movimento, pela pintura e aplicação do ouro com a decoração com o buril, creio tratar-se de uma peça do XVIII.
Os traços do rosto tem uma coisa de oriental... tem umas peças sacras aqui na Bahia que têm essa característica.
O Deus Menino não é o original - também era pedir demais! - então mandei fazer um e coloquei junto ao santo.
Comprei uma peanha no antiquário.
Fui atrás de uma cúpula para proteger o Santo Antônio - ele deveria, ao contrário do Senhor Morto, que estava imundo, ter sido mantido e conservado em uma cúpula ou em um nicho para estar tão perfeito. Não poderia deixá-lo sem proteção.
Pois bem, as cúpulas estão caríssimas, mais caras que o próprio santo, o jeito então, foi comprar um vaso de vidro próprio para arranjos de flores e colocá-lo ao contrário, sobre a imagem. Para dar um acabamento ao fundo liso e reto do vaso, coloquei uma tampa de compoteira de cristal que eu tinha guardada e, pronto! Ficou show!
O meu santo está lindo, chiquérrimo e protegendo e adornando o meu dictoso lar!
E salve Santo Antônio!!!!