sábado, 21 de janeiro de 2023

Tapioca . Um Saco para Tapioca


 Um saco para guardar tapioca com bordado de aplicação. Nem é preciso dizer mais aqui que sou louco por esses bordados tão ingênuos com motivos tão simples a servirem para armazenarem coisas e deixar a cozinha mais bonita. A cozinha antiga, não é?

Me lembro dos sacos para pães, o de roupa "servida"os panos para cobrirem o fogão - todos já postados aqui. Tinha as toalhas de prato também bordadas. A cozinha não ficava triste, sempre tinha uma cena bordada...um coelho com sua cenoura, bonecas cozinheiras, cestas com flores ou legumes, mestres cucas com seus chapéus altos, grande sortimento de japonesas...tudo bordado em puro algodão, linhas e aplicações de retalhos também de algodão. Hoje o algodão anda misturado e as linhas idem.

Minha avó bordava na máquina, fazia esse tipo de bordado que descrevi, como o desse "saco porta tapioca". Imagino aquela tapioca - a goma - fina, armazenada para ser usada em vários pratos, dar o ponto no cuscuz, mingaus e a tapioca de frigideira como panqueca para passar manteiga.

Uma tia me contou que na cozinha da infância dela, sempre tinha tapioca - goma - em um pote e que era usada em mil coisas. Na cozinha da minha infância já não havia esse pote e a goma era comprada e guardada em um pote. A goma também era um item fundamental para engomar as roupas e não podia faltar em uma casa...um colarinho sem estar engomado, sem forma, nem pensar, uma camisa de linho ou de tricoline, as pregas de uma saia... Haja goma. Haja tapioca.

Imagino a cozinha antiga e o saco, este saco que aqui está, pendurado na parede e cheio, gordo de tapioca.

O bordado de aplicação desse saco lembra uma holandesa, mas poderia ser uma japonesa, uma alemã, uma brasileira, qualquer nacionalidade servia que é o mais hilário. Todos os motivos serviam para debuxar, cortar e aplicar no tecido - com goma! - e depois bordar na máquina.

Comprei esse saco em um local de despejo do que não serve mais e endoidei quando vi! Lavei, passei, já comprei um novo cordão e em breve vou colocá-lo em um lugar de honra na minha cozinha.

Tapiocas para todos!