sábado, 31 de janeiro de 2015

Passeio Antiguinho . Duas Casas do Séc. XX na Rua Direita da Piedade

 Esta casa na rua Direita da Piedade tem todos aqueles enfeites que adoro do início do século XX. Construção Bolo de Noiva, Bolo de Dolores Botafogo, muita glace de cimento, evidentemente. E tome-lhe estuques, apliques, guirlandas, flores, medalhões, varanda tipo balcão sustentada por pilastras decoradas e etc e etc.
 É uma mistura maravilhosa de  Art Nouveau, Liberty, Art Déco e Neoclássico, tudo junto no Ecletismo "enfeitativo" "coquette" que marcou a arquitetura e as edificações das primeiras décadas do XX. 
Tem muita gente que fala mal, não gostam desse tipo de construções, acham cafona, bolo confeitado, mas é aí justamente que  está o charme dessas casas. O excesso de decoração.
Mas também não gosto de tudo, acho, por exemplo, o Palácio Rio Branco feio. Pesadão.Um exagero, chato, enjoado e pretencioso. Esta é a palavra, pretencioso. 
Já essa casa e a outra respectivamente dos anos de 1918 e 1926, são graciosas, leves. Frescas. Devem correr uma aragem ótima por dentro!!!














 Esta casa é mais sóbria e, como dá pra ver, só tem a parte de cima da construção original, a parte de baixo já virou comércio, já virou qualquer coisa. É o estilo Deus é Mais já tão comum aqui em Salvador, a parte de baixo vira comércio e a de cima se mantém. Mas, muitas vezes, cobrem tudo, fazem um tapume imenso e a casa antiguinha fica parecendo uma caixa.