sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Um santinho de 37


Que lindo este santinho de despedida de Filha de Maria mandado fazer por d. Marita Prudente às suas companheiras! Que coisa singela e que coisa tão antiga, essa reunião de mulheres em uma irmandade que a elas se dedicavam e prestavam obrigações.
Que bonito! 
Que bonita a assinatura de dona Lupercília Silva - nome ótimo!!! - que deveria ser uma amiga e companheira Filha de Maria de d. Marita.
Amo um santinho velho! E com dizeres, assignado e datado, pra mim, valem ouro. Velharia ótima! Volto a 37!
Adorei também que, a traça, tenha se compadecido e só mordiscado um pedacinho do santinho, deixando José e Maria de fora do bordado delas.

Laranjeiras é uma cidade histórica de Sergipe, casario antigo, igrejas antigas, famílias antigas, tudo remontando ao XVII, XVIII. Não conheço Laranjeiras, mas ouço dizer  que é muito bonita. Acho que é uma cidade tombada.

E depois da missa de despedida, será que houve uma confraternização na sacristia da igreja? Acho que sim. Dona Marita deve ter levado um bolo. De quê? Um bolo de milho sabendo a coco ou um autêntico Souza Leão tremelicando como pudim ao cortar, receita de família. Delícia! 
Uma Filha de Maria levou uma travessa de sequilhos. Uma outra, bandeja com paciências. Outra, um prato de bolachinhas de goma. Outra Filha levou brevidades. Uma outra, biscoutos de polvilho miudinhos que, no sertão, se chamam  peta. E por aí vai. 
Para acompanhar, para descer os comes, os bebes: uma limonada, laranjada e um refresco de jenipapo.
Conversa ameníssima.

No mais, Rainha do Céu reinai em nossos lares!