quinta-feira, 9 de março de 2017

Uma Fábrica de Santos em Nápoles de Thomas Unwins


Descobri esta obra, um óleo sobre tela de Thomas Unwins em um livro didático atual - nada de antiguinho - e fiquei encantado pela obra e, principalmente, pelo tema abordado pelo pintor inglês, nascido em Londres em 1782 e falecido em 1857.
"Uma Fábrica de Santos em Nápoles" é o nome desta pintura de Thomas Unwins, um pintor até então desconhecido para mim  e  feita em 1832. O quadro faz parte do acervo do New Walk Museum Art Gallery, de Leicester, Reino Unido.
Ao contrário de certas reproduções dos livros antigos que gosto pela má qualidade da impressão de antes da fotocomposição, não me contentei com a reprodução do livro didático novo e que é até boa. Quis ver a obra com mais qualidade e nitidez e, por isso, fui à página da internet do Museu de Leicester. Queria "ver bem" como era uma fábrica de santos no século XIX.
Que interessante descobrir esta obra agora.



A reprodução da pintura no livro. 

A legenda sob a foto diz: "A partir do século XIX, o artesanato ficou concentrado nos espaços das oficinas, onde um pequeno grupo de aprendizes vivia com o mestre-artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. A Revolução Industrial trouxe a valorização da mecanização sobre o artesanato, extinguindo a liberdade do operário e sua identificação com aquilo que ajudava a produzir."
Eu diria que, muito antes do século XIX os ateliês de arte existiam com o seu mestre, pintor, escultor, gravador, modista etc. e os muitos aprendizes que aprendiam, ajudavam e executavam, também, as obras sendo feitas, obras muitas vezes de encomendas.