quarta-feira, 15 de março de 2017

Hélio Basto


Andando por Salvador, encontrei em uma imobiliária do centro da cidade, este belo quadro de Hélio Basto, pintor e retratista baiano, hoje, totalmente esquecido.
Hélio foi um dos artistas da turma de artistas modernos da Bahia dos anos 50 - Carlos Bastos, Mário Cravo, Genaro de Carvalho, Maria Célia Calmon, José Pedreira entre outros -  que revolucionaram tudo o que por aqui se fazia. Aliás, acho esta turma de artistas plásticos baianos insuperável, era muita gente boa e talentosa junta e, num momento especial da cidade de Salvador que, nesta época, os anos 50, fervilhava culturalmente com o teatro, a música e o cinema.
Nos anos 70 eu frequentei muito uma galeria de arte e bar, a Galeria 13, que tinha em suas paredes vários quadros de Hélio Basto e de muitos outros artistas baianos também. Este bar/galeria funcionava no Pelourinho muito antes da restauração, era habitado pela gente muito simples do local e todos iam para lá beber e ouvir a ótima música em LPs. que Deraldo, o dono, colocava na radiola. Era uma delícia a Galeria 13. Fechou há séculos.
Pois bem, como ia dizendo e retomando o pincel, achei a bela pintura de Basto - sem data - propus comprar, mas me pediram uma fábula, então, fotografei pra ter a imagem de recordação. 
Para engrossar o caldo da postagem, fui ao Google e arrastei algumas fotos de obras de Hélio Basto, um baiano pintor que mereceria uma boa retrospectiva de seus trabalhos. E onde estariam estes trabalhos, pelo amor de deus???!!!
Mas ele anda tão esquecido...parece que nunca existiu. Uma tristeza.


Hélio com um gato no colo e, em uma das telas... um gato. 
Deveria ser dos meus: louco por gatos. Abaixo, uma tela de Hélio Basto que me foi enviada recentemente - 23.06.2020 - via e-mail - por Marcus Vinícius. O tema, Nossa Senhora, que recebe dos braços de um anjo, seu filho Jesus. Os espaços e as figuras são preenchidas por uma camada homogênea de tinta - característica marcante nas obras de Hélio Basto - que realça os traços livres do seu desenho.
Agradeço ao Marcus Vinícius pela colaboração com o blog.



Abaixo, mais uma obra de Hélio Basto, um São Cosme e São Damião belíssimo que me foi enviada ontem - 12.07.2020 - por Bruno Porciúncula a quem agradeço pela colaboração. 
Esta página do blog dedicada ao esquecido artista plástico moderno baiano vai ficando aos poucos mais rica com as colaborações.


Abaixo, mais imagens de telas de Hélio Basto retiradas do Google.














Hoje, 15 de novembro de 2022, Alexandra, leitora do blog, me enviou o retrato de sua mãe Lenira Amélia pintado por Helio Basto em 1964.
Agradeço a Alexandra e a todos que entram aqui no Antiguinho e me mandam obras de Helio Basto de suas coleções. Assim, esta página dedicada ao artista vai ficando mais completa e mais bonita.
Abaixo o quadro retratando a d. Lenira Amélia.