domingo, 28 de dezembro de 2014

Salgadinhos Sortidos


 Maravilhosa petisqueira sortida com salgadinhos para servir aos convidados nas festas de aniversários, casamentos etc. 
Toda comemoração era motivo para se fazer bandejas de salgados e doces. Ou encomendar!!!
Na casa em que se faziam as "coisas" era uma agonia. Massas e massas, recheios e recheios e vai aqui e vai ali atrás de ingredientes e forminhas e papéis laminados e bandejas e toalhas e paninhos e tudo o mais para o dia da festa.
A casa tinha que estar nos trinques no dia, mas só deus sabe como havia sido a semana!!!
Quem encomendava "as coisas"era o dia de receber as bandejas cada uma mais vistosa que a outra, enfeitadas com legumes em flor, em cascatas, forminhas frisadas, aliás era tudo frisado, prateado. Uma beleza! Gastava-se os tubos, o que tinha e o que não tinha.
-Estou com as pernas que não me aguento, minha filha!
E a encomenda de quibe que até agora não chegou! Antes eu tivesse feito!!! Essa árabe sempre atrasa...insuportável!
-E o homem das bebidas, do guaraná e da cerveja, com as barras de gelo e o pó de serragem, até agora nada!!
E já são 4 da tarde!!!

 É servido??? 
Forminhas sortidas. Canudinhos, para os Rabos de Tatu, as forminhas abertas para as barquetes e, para as Bocas de Lobo, as forminhas de dois lados, tipo concha.
 Todas depois forradas com suas massas próprias e seus recheios na base do queijo, da maionese, do presunto, das azeitonas. Tudo bem gorduroso pré pavor de colesterol. O negócio era se fartar!


-Estou precisando do canudinho n.2. Não tô conseguindo achar. Já fui na Campana e nada! E se na Campana não tem, minha filha, não tem em lugar nenhum!
Vou fazer os Rabos de Tatu com os canudinhos pequenos mesmo. Fica mais mimoso!
 Não vou me acabar atrás de canudos!





 Tabuleiros. Aqui se diz, assadeira. 
Aliás, estou precisando comprar umas quadrilongas.










 É servido???
Hoje muita coisa que é servida em festas, os salgadinhos, são feitos de uma massa só, massa de coxinha. Tudo tem o mesmo gosto, a mesma textura. E o convidado que se dê por muito satisfeito. 
Só gente endinheirada é que ainda pode arcar com as despesas de uma festa, providenciar alguém que faça grande variedade de salgadinhos e doces diferentes.
Mas, hoje, o mais prático é contratar um buffet que dá tudo pronto.
 E pronto!




Numa festa que fui, nos anos 90, os comes e bebes já foi no play... Tinha a mesa grande com os salgadinhos e outra com os doces. Mas nada de exageros e farturas. Mesinhas. Garçom servindo bebidinhas.
Quando cantou-se os parabéns e liberou-se a mesa para os convidados foi um auê. Se achavam que tinham classe, a hora foi certa para perderem o resto.
Em 3 minutos a mesa estava sem nada. Destruída, acabada. Os vândalos passaram e devastaram com tudo. Quando eu dei por fé para comer uma coisinha, já não tinha nada.
Vi gente mordiscando a cenoura de enfeite.
Triste.
Mas também o povo era meio brega. Eu é que estava errado em ter ido.
Foi bom pra dar risada. 

Nos anos 80 fui em um aniversário de criança. Criança rica. Festa ótima!!! Mesas e mesas de salgadinhos e doces e tudo finérrimo. Foi de play, mas play imenso, diferente do outro, acanhado.
A comida não acabou, apesar de todos se servirem muito bem. E tinha muita gente. Gente educada, evidentemente.

As festas que me lembro que eram feitas na sala da casa foram as da infância e adolescência. As da adolescência já bem menos.
Eram festas em que se usava a parte de cima do móvel, o buffet, para colocar as imensas bandejas que repousavam sobre paninhos bordados, toalhinhas. 
A mesa da sala também ficava coberta de bandejas e, no meio, o bolo tipo Dolores Botafogo.
Se houvesse outros móveis, étagère, cristaleira, mesinhas pequenas, tudo tinha salgadinhos e doces. Até na cabeça da dona da casa. Era o tempo da fartura.
Fui em um 15 anos que foi assim. Rico. Muitos salgadinhos e doces em todos os cantos.
A aniversariante calçou o sapatinho 3/5 na sala...KKKKK Ela começou a festa com sapatinho baixo e, em uma bandeja, alguém entrou carregando o sapatinho alto, sinal que ficou mocinha!KKKKKKK
Morro de vontade de rever as fotos desse aniversário.


 É servido???