sexta-feira, 27 de abril de 2018

Jangada e Leny Eversong




Revista Seleções, agosto de 1968
Gosto de ficar olhando os pequenos desenhos, ilustrações para propagandas que passariam despercebidos a um olhar menos atento, mas não ao meu quando "reviro" pelo avesso revistas antigas à cata de coisas, pra mim, bonitas e que valem à pena o trabalho de escanear para colocar aqui no Antiguinho. E a Seleções tem uma riqueza desses  "deseinhos" pequenininhos que ficam assim de coadjuvantes, escondidinhos, mas que são um grande barato. Eles são bem feitos, pequeninas obras de arte, são ricos, são engraçados e são poéticos como o dessa jangadinha no mar com seus pescadores, emoldurada por coqueiros, o céu e o mar do Brasil antigo, da Bahia, do Ceará... tão bonita esta "ceninha" de outrora.
Não vejo mais jangadas no mar. 
Quando menino via muitas em Itaparica, cuja lembrancinha local era, justamente, uma jangada feita de madeirinha mole, com retalhinho de algodão fazendo a vela e que sempre meu pai ou alguém mais velho comprava pra mim. E eu levava pra casa em Salvador a jangadinha pequenina, a colocava de enfeite e depois elas ficavam velhinhas, quebravam e seguiam seu destino - iam pro lixo - talvez fosse parar novamente no... mar.
Fui ao Youtube
Queria colocar a minúscula ilustração da jangada - que é de um antigo anúncio de companhia de viagem e ilustrar com uma música. Dei de cara logo com uma preciosidade, uma pérola do repertório da cantora Leny Eversong, cantora famosa nos anos 50, 60 e, já nos anos 70, esquecida. Leny Eversong era magnífica, afinadíssima, extensão vocal incrível, ia das mais baixas notas às mais altas e dicção perfeita. Aqui nesta música ela está contida, cool, saboreia as notas, palavras por palavra da canção.
Essa música Jangada - Hervé Cordovil e Vicente Leporace, gravação de 1958 - é tristinha, melancólica, letra e melodia lindas - violão elétrico 10! - mas é tão bonita que fiquei dias a ouvir.
Que bom que ainda vejo jangadas num horizonte meu. Que bom que sou de um tempo que ainda "peguei" Leny Eversong cantando na televisão arrebentando microfones com seu vozeirão.



"Jangada que enfuna a vela e desafia o mar..."