domingo, 14 de abril de 2019

São Francisco Xavier . Santinho de 1887

 Este santinho de São Francisco Xavier, que é o padroeiro daqui da cidade de Salvador/Bahia, eu comprei em um antiquário de São Paulo por preço razoável, ainda bem, porque tudo está caríssimo. Assim que demonstramos interesse por qualquer coisa, parece que querem levar a féria do dia...um horror!
Mas esse santinho com esta estampa linda, intrigante e muito antiga, quem ganhou o dia com a compra fui eu.
Na estampa vemos o São Francisco Xavier em alguma paragem remota por onde andou e ao lado de um outro jesuíta, como ele. Em cima a inscrição..." volta a encontrar o seu crucifixo milagrosamente", me parecendo que o santinho poderia ser parte de uma série contando fatos da vida do santo ou uma estampa única retratando aquele acontecimento.
E onde será que estava o santo recebendo o crucifixo que estava perdido e trazido a ele por uma ave ou será por... um peixe? Na Índia, em Goa, na África, no Japão, em qual paragem erma do oriente estava ele a levar a fé católica? Na Índia, onde não se comia nenhum tipo de carne, o hábito de comer peixe - e acho que o boi também - tornou-se comum depois dos portugueses.  Esse "achado" do crucifixo narrado na estampa deu-se na Índia, então?
No verso do santinho há uma dedicatória em italiano entre dois amigos e enviada a Nuovo Trento - Nova Trento -, Santa Catarina, em 1887.
 Muita gente nem sabe que São Francisco Xavier é o santo padroeiro de Salvador - por causa dele a cidade livrou-se de uma grande epidemia de febre amarela que vitimou muitos soteropolitanos no século XVII. Muitos pensam que o padroeiro seja o Senhor do Bonfim.
A festa em homenagem ao santo é discreta, o busto relicário sai da Basílica de Salvador, dá uma volta pelo Terreiro de Jesus e retorna à Basílica. Poucos fies, pessoas ligadas à Igreja e alguns vereadores acompanham a procissão.