sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Schiaparelli na Bahia!



Essa foto está no livro A Arte Brasileira da Coleção de Odorico Tavares editado em 1982 pelo Museu de Arte da Bahia e com textos de Antonio Carlos Magalhães, Godofredo Filho e Carlos Eduardo da Rocha. Odorico foi um jornalista, escritor, crítico de arte e colecionador, como o próprio nome do livro diz, de arte brasileira. Era pernambucano, mas viveu em Salvador, cidade que o acolheu e onde fez a sua carreira.
Por acaso comprei há alguns meses um livro dele que não conhecia - Os Caminhos de Casa - que são relatos, crônicas de viagens pelos Estados Unidos e Europa. É um livro delicioso de ler, pois sendo muito culto, Odorico Tavares escreve com desenvoltura sobre as obras de arte e artistas dos lugares visitados. 
O livro A Arte Brasileira eu tenho desde a época do lançamento. É tipo um catálogo com textos e fotos de Odorico com várias personalidades baianas, brasileiras e internacionais, como a estilista Elsa Schiaparelli - 1890/1973 - que, por incrível que possa parecer, baixou aqui na Bahia nos anos 50.
Essa visita na época deve ter rendido muito auê, muito tititi.
A foto é no interior do Palácio da Aclamação
Queria saber mais sobre Schia na Bahia! Será que ofereceram a ela um caruru???? Um acarajé com vatapá e pimenta?????? 
É bem capaz! 



As flores no decote do vestido parecem jasmins. Schia deve tê-los colhido nos belos jardins do Palácio e arranjado o bouquet no decote. 
Novidades e muita bossa era com ela mesma!

Abaixo trecho do livro de memórias de dona Yolanda Penteado, "Tudo em Cor-de Rosa" em que ela conta a passagem de Elsa Schiaparelli pela Bahia.