sábado, 16 de junho de 2018

Pingente Antigo Baianinha de Prata


Comprei de uma amiga este pingente antigo "baianinha de prata", foi meio caro, mas, não pude deixar de comprar, afinal é uma peça super bonita, delicadíssima, antiga e eu fiquei apaixonado, "de quatro" pela baianinha.
Não sei se a peça é um pingente para ser usado em uma corrente de prata ao pescoço, ou se fez parte de uma antiga pulseira, daquelas de creoulas baianas antigas e que tinha "de um tudo pendurado", mas, para as duas coisas ela serve.
A baiana é um luxo, super bem feita em prata lavrada, com detalhes impressionantes para a dimensão que tem. A peça é articulada por um parafuso cego que dá movimento à cintura da baiana e...ela samba pra lá e pra cá, rebola, mexe. Uma loucura a danada!
Os detalhes são ótimos, o rosto de riso largo, os brincos de bolota nas orelhas, colar ao pescoço, o torso à cabeça encimado por um cesto, a blusa/bata rendada, pulseiras e braceletes nos braços, a saia rendada e sandalinha alta nos pézinhos. Faceira é pouco. Ela é um luxo só!!!
O que é que essa baianinha tem??? Tem tudo! 
Incrivelmente nos seus 2 cm ela tem traz toda a elegância das antigas baianas.
"Olha essa mulata quando dança é luxo só,
Quando todo o seu corpo se embalança é luxo só..."






A peça deve ser obra de algum dos inúmeros ourives - anônimos e talentosíssimos  - que existiam na velha Bahia de meu deus!


 Na vitrine, enfiei a baianinha no gargalo sem tampa de um vidrinho de perfume. Está repousando ou sambando lá, por enquanto.


Uma Boneca de Pano Desfrutável








Há muito tempo que ando atrás de uma boneca de pano daquelas antigas, ingênuas e brejeiras, com roupinha bem de moça do interior - de antigamente - bem feitas e bem costuradas, é claro. As bonecas que às vezes encontro pra comprar em feiras de artesanato e feitas agora, são medonhas, sem graça e mal feitas. Esta é das que considero bem feitas, pois é proporcional nas medidas, o enchimento é duro e não perdeu a forma com o tempo, as partes do corpo são bem unidas e os traços do rosto, os dedos das mãos e pés - esta tem sapato - são feitas com a técnica antiga. Hoje elas são executadas em um só pedaço de tecido, preenchidas de qualquer jeito e estão mais para um robô do que para bonecas de pano.
Bem, falei de bonecas de pano antigas e a "antiga" que me apareceu não tem nada de ingênua, pelo contrário, é uma boneca que, pelo traje - vestido assimétrico curto -, decote provocante e sapatos altos está mais para uma "desfrutável boneca de pano" que "dá pra virada", uma "piriguete". 
Uma boneca de pano antiga e de vida airada.
Adorei!