domingo, 18 de março de 2018

Chave


 Na página infantil do Jornal A Tarde, em fevereiro deste ano, esta brincadeira de criança me chamou a atenção. Não sei se as chaves do jogo/brincadeira estão ainda no imaginário das crianças "hodiernas" kkkk, não sei se elas conhecem ou tiveram contato com o tipo de chaves que abrem a porta da brincadeira. Acho que não abriram porta alguma com estas chaves. 
Hoje, um cartão pode ser uma chave e as atuais e mais comuns que abrem casas e apartamentos são chatas, batidas e não tem muita diferença entre elas.
As chaves que está aqui, são aquelas que abriam as casas antigas. Hoje elas podem servir - ainda vendem - para abrir um portão que dê para um quintal, um quarto ou galpão em um quintal, um banheiro "quartinho" ao fundo da casa, ou seja, elas estão fora da casa. Para dentro, a batida e chata. 
O tipo de chave representado aqui está "por fora" ou dentro de algum contexto ou construção onde haja ainda as fechaduras que caibam elas. Na decoração ficam ótimas.
As chaves antigas eram de ferro, resistentes, duravam anos, muito bonitas e cada uma tinha a sua cara, um desenho, um corte. Havia as de cobre banhadas e que depois iam perdendo o banho e ficavam amarelas e mais bonitas. Havia as de cobre, vermelhas, lindas também. Mas, as de ferro, são as tais, valem muito e são vendidas "a muito bom preço". Sempre que encontro alguma "dando sopa" e com "preço de ocasião" kkkk ou uma mais baratinha, compro.
Eu adoro uma chave de ferro antiga imensa e pesadona, ou minúsculas, delicadas e leves e tenho várias delas. Algumas coloquei penduradas e estão em minha parede da sala. Outras, ainda guardadas, esperam por um suporte legal e antigo, é claro, para serem expostas. Tem algumas que, às vezes, coloco em cima de algum móvel. Fica bonito.
Chave pra mim não é brincadeira.



Porta - chaves antigo com uma pintura linda, ingênua e que comprei há um bom tempo. Estava sem os grampos, coloquei outros de cobre, "rependurei" as chaves e elas voltaram todas aos seus lugares: chave da porta, chave da luz, chave da carta.
Tudo nos conformes!


Uma madeira recortada e com uma paisagem pintada. É dos anos 20. Acho que serviam como quadros para colocar nas copas de antigamente. Neste quadrinho, colei pequenos suportes antigos - sem macular a pintura - de cobre e pendurei algumas chaves.