domingo, 5 de junho de 2016

A Crediária - Galeria de Modas


Acho que Salvador já foi mais fresquinha, ventilada, corria uma aragem boa, um ventinho encanado e tinha - ainda tem - a brisa do mar que faz com sempre haja uma fresca, mas, frio, frio, de precisar recorrer-se a peles, tecidos de lãs, acho difícil de já ter havido algum tempo para isto. Talvez no interior da Bahia, lugares de serra.
Um exagero ou quando muito por moda, as mulheres usavam  estola, renard e luvas o que as tornavam acima de tudo hilárias, já que sabemos nunca houve clima, clima mesmo, temperaturas baixas para qualquer roupa mais quente e peles, muito menos!
Mas há várias fotos, vários registros de mulheres aqui na Bahia posando em estúdio ou em eventos, festas, bailes, formaturas etc. usando as tais peles, ostentando como se fossem a coisa mais natural usá-las. Imagino que, por dentro, no íntimo, estavam loucas pra chegar em casa e se livrarem do adorno infernal.
- Que diabo de pele desgraçada a esquentar o meu cangote, que miséria! Estou cozida, cozinhada. E que diabo de festa de formatura que não acabava mais! Tô em tempo de ter um troço, toda pegando. KKKK
Pois bem, em um anúncio de capa de um guia de compras e endereços de Salvador de 1953, "Estribela" - presente do amigo Heraldo - tem este reclame de A Crediária - Galeria de Modas - onde eram vendidas as peles fornalhas que as coitadas colocavam nos corpos, nos ombros, nas costas, uma tortura ditada pelas modas de Paris. Os adornos deviam "pinicar", esquentar, ferver, cozinhar as criaturas. KKK
Mas, fazer o que se estava na moda?
O anúncio: gostei muitíssimo do desenho da raposa correndo para ser aprisionada em um cangote de alguma senhora elegante de Salvador. Sina triste a da raposa!
O número do telefone: 3777. Facílimo de decorar, memorizar. Não esquecerei jamais, de repente o clima muda, de forno pode virar congelador, o bicho pode pegar, então, que o bicho seja uma raposa e ahaí eu ligo rapidinho:
-Telefonista, telefonista é urgente, ligue-me com a Crediária, pelo amor de deus, quero encomendar uma renard!