quarta-feira, 27 de março de 2019

Salvador . 470 Anos



O texto acima é a parte final de uma matéria, como se pode ver, escrita por Zoroastro G. Figueiredo para a revista Vida Moderna de maio de 1949, portanto, dois meses após o IV Centenário da Cidade de Salvador
Achei esta página solta e dobradinha dentro de um livro de ginástica, de preparação física e, o interesse de quem a guardou, era o verso desta página que tem fotos de exercícios para emagrecer. Eu me interessei pelo texto de Zoroastro - ele escrevia também para o Jornal das Moças, mas não consegui saber mais coisas sobre ele. Bem detalhista - uma pena só ter parte do texto - ele conta como foi aquele dia de festa em que todo o povo de Salvador participou, inclusive pessoas da "alta sociedade", as pessoas "bem".
O desfile foi dirigido por Chianca de Garcia, um argentino que veio organizar a mistura baiana.
Na foto abaixo, está a atriz Jurema Penna fazendo uma dama antiga sentadinha em seu palanquim ou cadeirinha de arruar.
Eu era muito amigo de Jurema e ela me falou várias vezes sobre esse desfile que marcou, também, o início da  carreira dela como atriz. Nilda Spencer também participou e deus e o mundo do meio artístico da época. Deve ter rolado um cachezinho ótimo para todos.
Este ano Salvador está completando 470 anos, mas acho que há setenta anos era muito mais gostoso viver aqui, o povo era mais educado e não tinha essa violência urbana que vivemos no dia-a-dia da nossa cidade. Acho que neste ponto - segurança  e educação - não progredimos e sim, regredimos. Aliás o Brasil como um todo. 
Embruteceu o que era doce.
Pesadelo o sonho virou.
E salve-se quem - ainda! - puder.
As animadas e agitadoras da cena baiana, Jurema e Nilda já se foram e muitas outras pessoas maravilhosas que faziam e fizeram a cultura da Bahia, de Salvador, cidade que na década seguinte - anos 50 -, viveria um boom nas artes com a Escola de Teatro, Escola de Dança, Cinema, Artes Plásticas, Arquitetura, Música e etc e etc.


Jurema, ótima e faceira, sentada na sua boa cadeirinha!