sexta-feira, 18 de maio de 2018

Passeio Antiguinho . Casarão da Rua Djalma Dutra


Adoro este casarão que sempre vejo quando passo de táxi por aquela região de Salvador. Acho que nunca passei andando por ali, pois é um lugar que nunca vou especificamente para fazer alguma coisa, é um lugar de passagem mesmo. Na rua Djalma Dutra, onde ele fica em uma esquina, às vezes, vou em casas de materiais de construção. À redação do jornal  Tribuna da Bahia fui algumas vezes em priscas eras, aliás, próximo a ela, havia uma casa que tinha a inscrição "A Lembrança", que era uma casa do século XIX, linda e que ficava elevada na rua e com uma escadaria grande e larga na lateral. Quando eu ia lá fotografar essa casa, um amigo me disse que ela havia sido... demolida! Fui lá para ver e não restava mais nada dela. Tornou-se uma lembrança mesmo.
Mas, o casarão que aqui está é do século XIX ou início do XX e tem a particularidade de ter uma mansarda - que adoro - com janelinhas. 
O imponente casarão está sempre pintado nesses dois tons de cor terrosa, parece bem mantido e espero, espero, que assim permaneça.
As fotos são de fevereiro de 2018.





Abaixo o casarão visto do metrô que pego algumas vezes por semana. Março de 2018.





Abaixo, o casarão visto da Ladeira dos Galés - outro lugar que nunca vou, mas que passei quase sem querer por lá no início de maio.