sábado, 3 de dezembro de 2016

Cinemas de Salvador em 1997 e Vinhetas



Interessante notar como muitos cinemas que existiam em Salvador em 1997, hoje, 2016, muitos deles já não existem mais! O Brotas Center não ouço mais falar, o Excelsior fechou há muito tempo, foi restaurado - é um cinema dos anos 30 - e nunca mais abriu para o que quer que seja. 
O Tamoio, gracinha de cinema, foi-se, virou igreja durante um tempo e cerrou as portas novamente. Suponho que agora reabra, acho que com outra função, quando inaugurarem o Hotel Fasano que irá funcionar no antigo edifício do Jornal A Tarde que abrigava o Tamoio
Os cines Ponto Alto acho que não phuncionam mais. O Glauber Rocha que já foi o cinema Guarany, agora é o Espaço Itaú Glauber Rocha com várias salas, livraria, café. Modernizou-se.
Os cines Itaigara, acho que não phuncionam mais e os pornôs Pax, Astor e Jandaia já tinham dado o que tinham para dar e fecharam. Resta ainda o Tupy.
O Jandaia é uma tristeza só! É um cinema do final dos anos 20, art déco, lindo, e está no chão praticamente. Deixaram ruir e é este o cinema que eu realmente sinto como uma perda horrível para Salvador, para a Bahia, pois era um cinema lindíssimo que poderia hoje estar restaurado e abrigando uma bela casa de shows. Carmen Miranda se apresentou nele nos anos 30. 
Agora o Jandaia já era, pois dele só restam mesmo as paredes externas. Lástima!!!
Bem, o jornal escaneado aqui é o A Tarde de novembro de 1997 e as vinhetas são do jornal e davam a cotação para os filmes exibidos nessa época. Eu adorei essas vinhetas, não lembrava delas.





Carmen Mayrink Veiga em Salvador


Entrevista dada por Carmen para o Jornal A Tarde de Salvador em novembro de 1997. Na época ela estava vindo para a Bahia dar uma palestra sobre etiqueta social.