terça-feira, 14 de julho de 2020

São Benedito . Uma Doce Imagem de Matéria Plástica


Essa pequena imagem de São Benedito é de plástico, plástico prensado, oco. Eu adoro essas simples imagens tão populares tempos atrás, pois eram muito mais baratas que as de gesso e, é claro, as ricas de madeira. Em todo caso, elas serviam para os devotos fazerem suas rezas. E como dava e como dá!
Essa imagem de São Benedito, aliás todas as feitas de matéria plástica, eram bem feitíssimas e cheias de humanidade, expressavam doçura, transmitiam paz para quem as contemplasse. Olhando essa imagem de São Benedito vemos e imaginamos aquele santo humílimo, que vivia nos trabalhos de cozinha de um convento e que multiplicava os mantimentos, os alimentos e que, mesmo em períodos de adversidade não faltava o que comer. Nas cozinhas de antigamente colocavam-se uma imagem do santo no local mais alto, comida não ia faltar. Na minha cozinha tem um e volta e meia olho para a que eu tenho lá.
São Benedito é representado carregando um saquinho de pão, carregando uma braçada de flores e carregando o Menino Jesus, como essa imagem aqui, de plástico, pobrinha e linda. 
A pintura da veste, o cordão, o terço, a postura com o pé direito para frente marcando o drapeado do hábito, a peanha em azul e sobre um pedestal dando destaque, o rosto super bem feito e bem pintado e o Menino Jesus nos braços do santo uma graça total! O molde é perfeito, feito no capricho.
Essa imagem dá vontade, ao vê-la, de rezar. Inspira reza. Um santo de resina, todos eles com seus finos e arrebitados narizes não me passam nada, não têm encanto nem magia e me remetem a um biscuit, a um bonequinho qualquer. Nada de rezar.
Eu já postei algumas dessas imagens de plástico que, suponho, foram feitas até os anos 60. Hoje são achadas nos brechós, bazares, nos usados e servido da vida. Mas estão raras. Às vezes as encontro com a pintura descascando, outras, quebradas e outras, ainda bem, perfeitas como se estivessem saído da "fábrica de plástico" ou de uma loja de imagens da esquina mais próxima, como é o caso desse lindo São Benedito.
Tenho muitas imagens de santos de madeira, algumas bem valiosas até, mas, uma de "matéria plástica" como esta, pra mim são iguais e valem a mesma coisa.