domingo, 21 de janeiro de 2018

Restos de uma Casa . Ladeira dos Aflitos . Salvador


Fiz essas fotinhas rapidinho só para registrar a decadência e as ruínas que se tornaram muitas casas bonitas de Salvador. Nessa ladeira, cujo o nome "aflitos" vem bem a calhar,  há várias, uma fartura e uma coleção sem fim de "ruin'arts" irrecuperáveis ou que não se pretende recuperar e que esperam cair de vez ao chão.
Essa casa que deve ser do XIX, tem uns azulejos - os que restam - muito bonitos na fachada. É enorme e o fundo dá para a Bahia de Todos os Santos
Deveria ser um escândalo em seus tempos áureos.








Edifício Brasil . Barra . Salvador


Famoso e emblemático edifício de Salvador, muito bonito, com paredes recobertas com mármores franceses que decora a entrada, o hall e todo o prédio em estilo déco tardio. Na portaria, linda escadaria em mármore e portão muito chique preto com detalhes em bronze. Os apartamentos têm varandas com gradis de ferro pintado e são enormes, típicos das construções dos anos 50.
O que falta ao lindo Edifícil  Brasil, hoje, é conservação e preservação da sua arquitetura, do seu estilo art déco tardio.
Eu adoro o Edifícil Brasil, tive amigos que moraram ali em várias épocas e eu ia muito lá. É um dos endereços tradicionais e a cara do bairro da Barra.
Quando menino, nos anos 60, tive uma tia que morou no Edifício Harmonia que fica quase em frente ao Brasil. Os dois edifícios na época estavam nos trinques e com moradores de classe média para alta.
Notei que o nome do prédio em letra cursiva e feito de  bronze e que está pregado na pilastra da frente do edifícil está parcialmente arrancado, uma ação, com certeza, dos vândalos que não deixam nada de metal nas portarias, números e nomes dos antigos prédios. Arrancam para vender e trocar por droga.  No edifícil em que minha mãe mora, arrancaram o número do apartamento, de bronze, número este que estava lá desde os anos 50. É um horror!
É o Brasil, ou melhor, o sil.









Edifício sil.




Dora . Caymmi . Gal






Hoje eu escrevi uma resposta a uma leitora aqui do blog e me lembrei de uma canção  de Dorival Caymmi, Dora, que eu adoro!! e, nunca mais tinha escutado. Nana também gravou super bem a música, mas eu adoro o versão de Gal. Este vídeo da cantora é de um show em 1993 no Teatro Castro Alves em Salvador.
O desenho de Caymmi - já postado aqui - é do pintor baiano Carlos Bastos.