terça-feira, 5 de janeiro de 2016

O Clube dos Cafajestes


Duas fotos dos rapazes que formavam o Clube dos Cafajestes, grupo que aprontava no Rio de Janeiro entre as décadas de 40 e 50. Não sei quem está aqui fotografado, nessa primeira foto, pois não sei quem é quem, mas sei que estão na porta do Bar Alvear, em Copacabana, onde se reuniam para planejar as peripécias a serem cometidas, todas em nome da alegria e do bom humor, no Rio, então a capital do país.
Bem, estas fotos são dos meus guardados de revistas velhas - matéria da Revista de Domingo do Jornal do Brasil, acho que dos anos 90.
Quem quiser saber mais sobre o grupo, uma ótima pedida é ler o A Noite do Meu Bem, livro recém lançado de Ruy Castro. Nele tem a história e as histórias protagonizadas pelos rapazes do Clube dos Cafajestes.



Esta outra foto é um encontro do grupo vestidos de café-society. Deve ser coisa de carnaval. Ou não, já que o negócio deles era aprontar em qualquer tempo e lugar.
Quem seria a Tereza, a Lourdes e a Carmen no grupo???KKK




No Rio, recentemente, encontrei esta placa de chave do Copacabana Palace com a inscrição Clube dos Cafajestes, 4.
Será que era uma sala, um apartamento reservado ao grupo ou mandaram fazer esta placa de chave homenageando aqueles rapazes que faziam também do Copacabana Palace um de seus pontos de encontro???




Carmen Mayrink Veiga e Ana Luísa Capanema