segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Passeio Antiguinho . Três Hotéis de Salvador: Hotel Paris . Hotel Pousada da Praça . Hotel São Bento

 Hotel Paris. Me surpreendi quando vi a placa de vende-se. Apesar de ficar na rua Rui Barbosa que sempre foi meio barra, o Hotel Paris funcionou ali durante muitos anos e, por incrível que possa parecer, era familiar, um hotel que recebia famílias, era bem mantido, conservado, limpo. Foi-se. 
Em época de requalificações era bom não ir-se. Mas foi. 
Já é passado.



 Hotel Pousada da Praça. Rua Rui Barbosa. Fechadíssimo e, como o Paris, está à venda. Nunca me liguei neste hotel, mas deveria ter a sua história na rua, no centro. Foi-se.


 Hotel São Bento. Lindo e o mais antigo dos três e há muito tempo fechado. Acho que só resta, nessas alturas, as paredes externas. Fica no Largo de São Bento lugar que, à noite, deve ser babado. Quem se habilita a comprar e restaurar??? Pelo visto ninguém, já que o hotel está neste estado deplorável há milênios.
À esquerda dá pra ver a antiga Escola de Esperanto esperanto ruir de vez e se tornar uma caixa de sapato abrigando lojas de 1,99.






 Ladeira das Hortas. Vamos descer??? Ainda rola hortas por lá???? Um coentro amigo para a moqueca??? Uma alfavaca pro ensopado de galinha??? Um quioiô pro feijão?

Da Igreja de São Bento as ruínas da Escola de Esperanto. E uma árvore!!!! Coisa rara na paisagem árida de Salvador. 
A onda agora é plantar coqueiros, palmeiras e, em breve, deveremos ter tâmaras, pois Salvador está árida e tão quente quanto o Saara.