terça-feira, 12 de setembro de 2017

Passeio Antiguinho . O Caboclo e a Cabocla no Campo Grande . 2017


Fiz essas fotos com meu celular quando fui ao Campo Grande visitar o caboclo e a cabocla que, depois dos desfile do 2 de Julho, descansam por alguns dias na praça antes de voltar para a casa em que ficam abrigados/recolhidos no bairro de Pirajá.
Durante esse período no Campo Grande, pessoas ficam sentadas nos bancos em vigília e não arredam pé dali. Nota-se uma grande quantidade de pessoas com o mesmo tom de pele dos caboclos, aquele tom escuro, mistura de índio com negro, cabelos bonitos, cheios, negros e sedosos.
Além dessas pessoas em vigília em torno do barracão, a todo momento chega gente que fica em adoração às imagens, rezam, trazem flores, frutas e jogam moedas nos balaios. É lindo! Elas tocam com as mãos os carros, tocam os balaios, sempre em adoração. 
É uma fé muito grande que essas pessoas depositam nos caboclos, entidades que reverenciam como se fossem santos que têm poderes, fazem milagres e atendem aos pedidos.
Nem todo ano eu vou ver os caboclos, mas este ano fiz questão de ir, de vê-los em branco - uma novidade! - que achei bem legal. Fiz minhas orações, meus pedidos. 
Cumpri minha obrigação com os caboclos.