domingo, 9 de fevereiro de 2014

Dona Alma Ione Marinori e sua Paineira

A Paineira já podada e sendo preparada para o transplantio com sua dona, salvadora  e amiga, dona Ione.

A Paineira da Professora Alma Ione Marinori . Fevereiro de 2014

 Plantada há 50 anos por seu pai no terreno da casa da família em Goianira, Goiás, esta Paineira sendo içada por guindastes, foi salva de ser derrubada e morta pela professora aposentada dona Alma Ione Marinori que, para isso, tomou um empréstimo de R$10,5 mil para a operação de retirada, transporte e replantio da Paineira a local seguro.
Dona Ione de 75, anos irá pagar em 20 prestações a dívida contraída com um banco para este ato de misericórdia, de respeito à natureza e de amor àquilo que é seu e que faz parte da história da vida dela e de sua família. Como a casa foi vendida, a Paineira foi salva!
Esta Paineira de Dona Ione, tem 15 metros de altura e pesa 30 toneladas!
Fui à Casa de Noca e salvei estas fotos de Paineiras. A árvore é também popularmente conhecida como "barriguda" e dá um tipo de algodão, a paina, que serve para encher travesseiros e colchões. 
Existem dois tipos, a Paineira Branca e a Rosa.
No Rio, existe a Estrada das Paineiras... 
E salve dona  Ione que salvou a sua Paineira!!!









Li que a Paineira por crescer muito rápido é ótima para recompor terrenos arrasados, degradados.
Penso em Salvador e vejo como nos últimos anos não se plantam mais árvores que deem sombra e beleza. Agora é moda coqueiros e palmeiras! Só! Em todos os lugares "requalificados"(odeio essa palavra), só colocam as tais das plantas que são nuas, folhagem pouca e, é claro, não pode dar a sombra que tanto precisamos para refrescar e amenizar a canícula!
Coqueiros e palmeiras são bonitos em área de praia, mas no meio do furdunço da cidade??? Na Rótula do Abacaxi???? Que abacaxi!!! Que horror!!! Alguém passa por ali de sunga ou de biquini????? É a linha tropical coco/cocô! É a decoração oásis. Daqui a pouco vão plantar tâmaras!!!
Um ponto de ônibus que tem uma árvore, fica apinhado de gente embaixo!
E eu lá!
Ai, uma Paineirazinha!!!





A Paineira"Ione" seguindo para o seu novo lar!

Cine Guarany X Cine Gláuber Rocha . Espaço Unibanco





 O tal do estilo "eclético", bolo de noiva de Dolores Botafogo com tudo por cima. A glace no ponto!... Era tão bonito!


 Estilo caixa de sapato.
Mas, que gente elegante passando pela porta! Um desfile de sacolas e roupinhas sintéticas e sandalinhas rasteirinhas. Uma beleza!
O que estariam levando na caixa de sapato?