sábado, 14 de julho de 2018

Um Bule Copeland e Lembranças De Uma Família Rural



 Decorações simples na alça e no bico. Peça facetada com filetes em azul borrão.


Quando li o livro Uma Comunidade Rural do Brasil Antigo de Lycurgo Santos Filho fiquei encantado com o aparelho de louça inglesa que servia a família de Exupério Canguçu em sua fazenda Brejo do Campo Seco na antiga Vila de Bom Jesus hoje a cidade de Brumado, Bahia. O livro é de uma riqueza de detalhes impressionantes, pois a família - felizmente e inusitadamente - tinha tudo documentado, assentado em livros o que possibilitou a reconstituição do cotidiano da família desde o século XVIII ao final do XIX. A história é linda, retrata o período de prosperidade e depois a decadência da família que não não se adequou às mudanças no século XIX. Habitavam um solar imenso e belíssimo.
Eu li o livro há uns cinco anos, a edição é de 2012, facsimilar, e eu fui lendo e anotando tudo, todas as partes que me surpreendiam pelos detalhes. 
O livro tem algumas fotos de objetos que restaram da família e está escrito: " Comprou louça da China e inglesa, esta da marca Copeland, não brasonada e nem fina, mas louça comum, importada e usada pelas famílias de classe média." Pelo dito, infere-se que a família apesar de rica não se dava a grandes luxos e usava aquele serviço "simples e de classe média" no dia a dia de uma fazenda no meio do sertão, naquela época um lugar inóspito e isolado.
Um amigo meu comprou há alguns anos este bule ou leiteira, não sei, e, como ele sabe que eu era louco por ele, resolveu, de repente, me dar de presente!! Uau!
A peça, que falta a tampa,  é exatamente igual ao serviço da famíla Canguçu, é tipo louça borrão, de Macau. Não tem nenhuma marca indicando Copeland, mas deve ser mesmo inglesa. Realmente é um aparelho simples, é austero, sem enfeites exagerados, só os filetes em azul e a decoração de folhas de chá. Uma louça de Macau, China, à época em que Macau era uma colônia portuguesa.
E pensar que esta louça divina ia pro diário e no meio do sertão! Serviam carne de bode em cima, farinha, feijão, pirão, mocotó. Muitas peças devem ter ter quebrado nas lavagens nas pias pela criadagem.
Um luxo realmente a família do Sobrado do Brejo!


Queria um aparelho completo desse. Ai, se eu fosse um Canguçu!

 
Repouso para o polegar com decoração de folhas de chá. 
Uma louça de Chine - Macau - com certeza.


Decoração simples de pequenas folhinhas no bico.
Já andei procurando o modelo desse bule para chá na página da Copeland na internet, mas não vi nenhum modelo parecido. Acho que esta é uma louça produzida em Macau. Pelo que está escrito no inventário dos Canguçu, eles compraram louça inglesa e da China. Esta é chinesa, azul borrão, de Macau.


Na parte de baixo nenhuma marca. 
Em um dos gomos do bule uma pequena mancha - um borrão - que pode tratar-se, talvez, de uma marca.



Ao longo do bico do bule repetem-se o motivo folhas de chá. Simplérrimo, uma beleza, um luxo!