sexta-feira, 13 de abril de 2018

Passeio Antiguinho . Edifício "Martha Rocha"


Não sei o nome do edifício, mas ele é conhecido assim, o local em que morou quando menina e jovem, a baiana Martha Rocha, a quase Miss Universo em 1954. Ela ficou em 2 lugar por 2 polegadas a mais, assim diz a história. Mas esse 2 lugar deu tanto rebu, tanto pano pra manga, que, na verdade, quem ganhou mesmo aquele título foi Martha e ponto final. Quem lembra do 1 lugar? Só os missólogos e isso eu não sou.
O edifício é uma construção icônica do bairro da Barra, fica numa esquina em que passa todo mundo e todo mundo o vê todos os dias. O estilo é o art déco, todo abauladinho com varandas tipo balcão e vazadas com cobogós. Mas o prédio está tão triste e decadente que está ficando, na verdade, invisível. Ou visto como uma coisa antiga, um trambolho. Coisa velha.
E há muito tempo que ele está assim, em franca decadência, rebocos caindo,com as estruturas de ferro aparentes e fiações mil por fora da construção. Uma restauração total seria o remédio para este edifício que a cada ano que passa se degrada mais. 
Mas, parece que os herdeiros, os donos - já que o prédio pertencia - ou pertence ainda, não sei - à família de Martha - e, se assim é o caso, não se interessam por conservá-lo ou vendê-lo. Se alguém comprasse o edifício - acho que essa seria a solução - e essa visão fantasmagórica acabaria e teríamos o "edifício de Martha Rocha" novamente lindo como linda foi - e é -  a sua antiga moradora. 


Martha, uma baiana de truz!

 A tristeza em uma esquina.