sábado, 18 de março de 2017

Passeata em Peles


 Esta foto, que está em um livro didático, é de uma greve de funcionários dos correios e telégrafos do Rio de Janeiro em 1932 e, o que me chamou atenção, foi a formalidade no trajar de todos aquelas pessoas e também, a elegância das três mulheres da frente que estão, todas elas, protegidas, guardadas em seus abrigos e peles. 
A gordinha de branco traz um pesado casaco com farta gola de pele. Astracã?  A de detrás, usa um casaco, parece, debruado por pele e a elegante de preto, muito grave e compenetrada, traz no ombro uma estola de marta. 
E pensar que esta composição toda no trajar aconteceu nas ruas do Rui de Janeiro, ainda com trilhos do bonde e, num dia de pleno sol! É claro que nesta época o Rio era uma cidade mais arborizada e com menos construções, mas, apesar disso, devia ser calorenta. O clima não pedia peles, mas a moda obrigava o seu uso.
Essas três deviam estar loucas para chegar em casa e se livrarem das meias grossas, dos atilhos apertando as pernas, das combinações, das anáguas, dos sapatos fechados e das famigeradas peles.


Wanderléa . 1981


 Revista Interview, fevereiro de 1981.