quarta-feira, 2 de julho de 2014

Meus vizinhos, os gatos

 Meus vizinhos.






A casa do Largo da Palma


Casa do Largo da Palma que tem o maior adorno de fachada que eu conheço em Salvador. Esta figura de alguma deusa grega ou romana que lembra a estátua da liberdade, não deve ser de mármore e nem de faiança  Deve ser moldada em cimento com armações de ferro por dentro pra dar sustentação.
Esses ferros com o tempo se oxidam e a parte da escultura em cimento vai se soltando. Não sei as condições de conservação em que a peça se encontra, mas tomara que esteja bem consolidada e sem fissuras em decorrência da ferrugem do esqueleto de ferro interno, senão partes começam a se soltar, a se desprender e torna-se um perigo para quem está embaixo!!!
A casa está carente de uma boa restauração, aliás, merece, pois é linda. Deve ser do final do séc. XIX ou do início do XX em estilo eclético, isto é, tudo junto e misturado. Um bolo confeitado de Dolores Botafogo... Parece que a porta  principal foi fechada e para entrar nela só por uma entrada do lado. Será? Não sei a serventia dela, se é moradia de alguém, de vários, ou de muitos... 
Quando a gente chega no Largo da Palma é para ela que os nossos olhos logo se detém.