terça-feira, 28 de julho de 2020

Casa Moreira: Fragmento de um Papel de Embrulho





Eu adoro esses papeis de embrulho, como se diz hoje, personalizados kkkk, mas, antigamente, era signal de luxo, de "loja boa" conceituada, fina...Os desenhos - os motivos - eram lindos, feitos à partir de clichês que reproduziam o que se queria com imperfeições, borrados, falhados, a tinta espalhada manualmente na chapa de metal, deixava lugares com mais ou menos nitidez as estampas. Amo essas imperfeições. Sempre que acho um papel desses, que pode ser uma "naca", um rasgo esquecido em algum lugar por aí, eu traço e escaneio pra colocar aqui.
Esse papel da Casa Moreira é lindo, oferecia e mostrava, já no papel do embrulho, o que a loja vendia de bom. Peças antigas de imaginária sacra, prataria, ourivesaria, joias antigas. Móveis. Crucifixos ricos de base em jacarandá com resplendores e ponteiras de prata, um esplendor! Além disso, louças finas, finíssimas!! francesas, inglesas, cristais de todas as procedências. Biscuits. Artigos finos de decoração e para presentes. Um luxo.
A Casa Moreira ocupava dois endereços no centro da cidade de Salvador. Uma casa grande na Ladeira da Praça e outra, em um prédio inteiro art déco de quatro andares!! na Rua da Ajuda na esquina com a ladeira. Desde menino que transito por ali, a vida inteira vi as duas casas que estavam à minha vista com suas belezas sempre à mostra nas vitrines de vidro, que  exibiam as maravilhas do seu "stock".
Pois bem, um belo dia, e isso já faz uns bons sete anos por aí, as duas lojas fecharam! Foram entristecendo como pessoas, ficando doentes e morreram!
Comprei algumas coisas na Casa Moreira, coisas ótimas que adoro, como um armário com espelho de cristal preso com mãozinhas, de quarto, decorado com marchetaria, estilo "francez", super bonito e que está em minha sala. Continuando...
Mas, uns dos proprietários reabriram uma outra loja, A Nova Moreira, no Rio Vermelho, bairro de Salvador, e com o mesmo acervo.  Nunca fui lá, para mim, aquele lugar é de passagem - ou passo dentro de um "buzu" ou de táxi - nunca vou lá de bobeira como eu ia no centro, e continuo indo "de caju em caju" como no tempo em que ainda existia a Casa Moreira.

E o número do telefone??? Que máximo! Cinco dígitos! 3-0600. Vou ligar imediatamente e reservar uns objetos de arte. E muitas jóias com acento agudo que são as melhores!