sábado, 3 de novembro de 2018

Drogaria e Farmácia Virgínia


Anúncio de 1969 na capa do Almanaque Renascim daquele ano. Não lembro da Farmácia Virgínia que ficava na Baixa dos Sapateiros, local de comércio popular aqui de Salvador.
Lembro de uma outra farmácia - que não lembro o nome e que ficava na Ladeira da Praça, pertinho da Baixa e que permanecia aberta durante toda a madrugada - sem grades de proteção e sem guardas pois, nessa época, não havia ladrões, larápios e gatunos em profusão como hoje. Essa farmácia era uma "mão na roda", um "safa onça" quando alguém passava mal e precisava de um remédio nas altas horas da madrugada. Era para lá que muita gente corria, inclusive minha família.
Lembro também de uma farmácia que ficava na Avenida Sete, na altura das Mercês e que também ficava aberta à noite toda, sem seguranças e funcionava tranquilamente.
As 3 já não existem mais.
As farmácias que ficam abertas à noite toda atualmente - e são poucas aqui na cidade - são verdadeiros bunkers, superprotegidas, grades, seguranças e etc. etc.... enfia-se a mão pela grade estreita e passa-se o dinheiro para receber o remédio. E sai-se correndo com medo que assaltem a gente e nos roubem o remédio comprado. O cúmulo!
Os gatunos aumentaram em profusão na Bahia, em Salvador e em todo Brasil.
Renascim urgente!