sábado, 25 de novembro de 2017

Josephina Jordan

Foto da revista Interview.

Passeio Antiguinho . Casa na Rua Manoel Barreto - Graça . O Ontem e o Hoje Dela



Durante anos esta casa permaneceu assim como está nas fotos acima. 
Parece que ficou um longo tempo desabitada e fechada, porém a estrutura ficou sempre mantida em sua arquitetura original em estilo funcional de casa típica dos anos 50, nunca foi alterada e, melhor,  nunca foi ao chão, nunca ficou decadente, parecia que havia alguém que a mantinha e que de uma hora para outra dariam um destino e um uso legal a ela respeitando o seu estilo próprio de uma época.
Eu adorava vê-la assim, sempre igualzinha alo longo dos anos e tão bonita. Amo as casas dos anos 50.
 Mas, passando em frente a ela recentemente, tomei um susto quando a vi, ou melhor, ou pior, não vi a casa que sempre eu via intacta como vinha se mantendo. Fiquei perdido no espaço procurando a casa - onde estou, estou mesmo na Rua Manoel Barreto???? Ou enlouqueci... estou bêbado?... esta casa que agora está aqui não era a casa que sempre esteve aqui...Pirei?
Pois é, deram uma repaginada louca na casa, alteraram adaptando-a a sua nova função de clínica médica. A árvore dançou logo - atrapalhava - e as janelas da frente, agora, é um grande espelho inteiriço e fumê. Virou qualquer coisa. Estilo qualquer coisa.
É isso.
Eu vivo e ando por uma cidade que me mete sustos e esses sustos provindos de transformações radicais no urbanismo e em casas que me situam no espaço em que vivo me deixam triste, pois parece que estou vivendo e andando em outra cidade que não a minha, que não é mais a minha. 
-Onde estou?
-Na Rua Manoel Barreto
-Mas aqui não tinha esta casa!
-Será que estou com problema de vista?
-Preciso consultar um oftalmologista urgente!




Beki Klabin

Foto de O Globo.