quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Foto de Giorgio Alfieri

Adorei isso!

Arilma e as Estrelinhas - Programa Recreio - TV Aratu - 1980 . 1










 Na época do lançamento do programa, houve várias promoções para a estreia. Fizeram até folhetos em várias cores para jogar pela cidade: rosa, amarelo, verde e azul. Guardei todos e colei no caderninho.
Arilma era do canal 5, TV Itapuã e o programa dela lá tava fazendo tanto sucesso, que a Aratu, canal 4, na época afiliada da Globo, contratou Arilma.
O programa era diário e aos sábados era duas horas de programa. Não acabava nunca!
Na época-1980- eu estava desempregado e uma boa alma de Tsé Tsuan me colocou lá como assistente de produção. Ganhava pouquíssimo, mas a risadaria era boa demais. Fiquei o ano todo lá. Depois, quando Arilma voltou para a Itapuã-1982-83- eu também fui, mas fiquei pouco tempo. Diferente da Aratu, lá foi um porre!Zás Trás1    Zás Trás2
Em 1985, uma outra boa alma de Tsé Tsuan me levou pro Irdeb onde trabalhei na TV Educativa, que estava pra inaugurar, e na Rádio Educadora. Foi ótimo trabalhar lá e ganhava super bem.  E essas foram as minhas incursões pelas rádios e televisões, pelas Associadas de Salvador. Saudade, nenhuma. Só as boas lembranças das maluquices e da risadaria.
"Blue gardinha, flor da recordação..."



 Do 4uatro eu não saio.

 Daniela. Era tão meiga, tão meiga que a voz nem saía! Era bem novinha...Dançava direitinho!


 Essa estrelinha era cardíaca. Era operada, mas caía na dança!!! A mamãe super cuidadosa se esmerava nas apresentações da menina.

 Nilzete, maravilhosa! A Pimentinha do Recreio. Era também chamada de a Estrelinha da SWAT. Se apresentava sempre de macacão de cetim-tinha vários de várias cores- entrava com uma metralhadora, a música da SWAT tocava e ela metralhava... e fazia a coreografia que só ela sabia. Beleza!
A mãe era um barato. Ficava triste quando Nilzete se produzia e não dançava, mas se conformava. Tinha dias que faltava várias estrelinhas e Nilzete preenchia os buracos e dançava, dançava vários números e a mamãe enlouquecia de prazer!!!! Recompensada!
 

 Ivana Patrícia!!! Era a sambista do programa. Dublava muito Gal Costa em Samba Rasgado do LP Gal Tropical. Tinha um vestido que era uma cópia do modelo de Guilherme Guimarães feito para Gal. Luxo só...
Ela dublava e dançava todos os sambas de sucesso na época: Aquarela do Brasil e Canta Brasil regravadas por Gal, Brasil Pandeiro e Besta é Tu com os Novos Baianos, Brasileirinho e Ziriguidum com Baby Consuelo.
Músicas de Clara Nunes, Beth Carvalho e Elza Soares também eram dançadas por Ivana. 




 Nascemos no mesmo dia...Adriana...Magrinha. Toda ligeirinha, acho que dava uns dez mil passos em um minuto de dança!!! Era elétrica!!! A mãe ficava em êxtase quando Adriana dançava.


 Maravilhosa! Jaguaracyra!




 Maria Alcina, estrela do cast da Continental Discos e os divulgadores daqui de Salvador. Bero, me lembro bem. O outro não lembro.
Todos os artistas passavam por lá pra divulgar os discos, os LPs. Se apresentavam no programa e  Arilma entrevistava.
Esse dia foi de risadaria dobrada!


Ana Cláudia dublava muito a cantora Diana Pequeno, Fafá de Belém. Fazia uma linha regional...
Tirava  partido, nas coreografias que fazia, dos seus cabelos longos, bem tratados e muito bonitos...Um barato!
Será  que ela dançava Perla????

 E agora, Ana Cláudia, A Estrelinha dos Cabelos Longos!!!!



 Patrícia em photo promocional. E colocavam o número do telefone!!!!!


Claudinha. Foto para mim com dedicatória.


 A Lawinscky. Essa foto é autografada! Fotos promocionais. Estrelas! E elas colocavam a marca da TV Aratu. Acho que algumas se apresentavam em festinhas e ganhavam até cachê, faziam shows pelo interior. Estrelas!



 A Fofolete. Fazia sucesso. Mais que fofa, fofíssima, fofolete! A mãe ficava louca pra produzir a menina. E haja brilho. E novidades para lançar no programa.
Próspero 81 pra você também!


 Carla. Como a maioria, dançava muita discoteca, Donna Summer e outros cantores que faziam sucesso naquele tempo.



 Gracinha!


 Adriana. Dançava que era uma beleza! Às vezes ficava sem dançar...não dava tempo. Ficava tristinha...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK



 Pra você também!



 Nilzete, a estrelinha da SWAT, e sua mamãe love, love, love.

Nilzete de patins! Era uma das marcas dela dançar sobre rodas. Uma Isabelitazinha.






  No programa tinha também uma estrelinha chamada Daniana -a Estrelinha dos Olhos Verdes- que rivalizava com Geisa. As mães das duas se acabavam nas produções. Faziam horrores pra que as filhas brilhassem. Haja roupas e adereços e coreografias novas. Era ótimo. Fechavam!
Uma outra menina que dançava e era uma gracinha se chamava Deusete. Já era um pouco mais velha e fazia umas danças mais ousadas. Às vezes ia vestida de vedete. De biquini.
Tinha um garoto, Warney Jr. que era o estrelinho do programa e dançava super bem. Sei que se tornou dançarino profissional. 
Me lembro de uma menina japonesa, Loyang, que era chamada por Arilma de a Estrelinha Oriental.
Tinha também uma menina que dançava números de balé clássico: Márcia, A Bailarina do Recreio. Ia sempre de roupa de tule e cetim. E dançava nas pontas da sapatilha. O irmão dela é quem fazia a produção, ensaiava etc.




 Essa era chamada de A Bonequinha do Recreio. O nome dela era Carla.

 Arilma abriu essa loja na Barra, mas não fez sucesso. O público dela era a classe C (daquela época), pobrezinha, humilde. Não durou muito tempo. Me lembro que comprei uma calça lá. Eu era tão magro que roupa de criança dava em mim.

 O caderno em que fui colando as fotos que as mães das estrelinhas me davam. Eu pensava já ter perdido esse caderno, mas achei dentro de um saco, do saco, do saco, do saco. Que bom!

 Arilma com a estrelinha máxima do programa, Geisa, que se apresentava sempre no final do programa como a grande atração. Ela se acabava de dançar. Fazia coreografias...Era aplaudidíssima! Tinha muitos fãs. O cenário do programa era esse aí: reaproveitamento de fitas de vídeo ao fundo e umas estruturas de madeira pintadas pelos lados...Pobre. Nessa foto tem umas bolas de papel laminado pregado pra dar um tchan. Os brindes dados pelos anunciantes ficavam bem à vista. Tinha sorteios. Tinha brindes. Merenda. Gritaria!!! Empurra-empurra. Todo mundo melado de tanto tomar sorvete e chocolate de caixinha. Tudo fedia, um misto de chocolate com suor. No final do programa o estúdio estava imundo, um forno!!! Todo sábado era um desespero. Duas horas de programa não era brincadeira. Eu não ficava no estúdio, graças!   Disco do Recreio
Arilma depois de apresentar o programa do dia de sábado e já exausta pelo desconforto e calor do estúdio, ao anunciar a menina, a Geisa,já estava completamente sem voz. Ela tomava fôlego e anunciava: E com vocês a estrelinha do programa, Geisa! E a voz faltava e só se ouvia o Gei. Morríamos de rir!!!!!!


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Depois de tanto tempo que eu postei esse meu arquivo de fotos do programa Recreio da TV Aratu, comandado pela apresentadora Arilma, recebi recentemente de Eduardo Oliveira Souza, Edu, um arquivo de fotos dele das estrelinhas do programa e do star masculino, o Warney Jr. que arrasava nas apresentações.
Eu achei ótimo esse envio por parte de Eduardo e, assim, esse post aqui no meu blog fica em aberto para quem tiver e quiser enviar os seus guardados de imagens daquele programa que marcou a vida não só da garotada da época, mas de muita gente.
Abaixo, as fotos


Warney Jr. o astro do Recreio. Excelente dançarino, geralmente dava um show nas coreografias.


Geisa e Warney Jr. que nesse dia deviam ter feito um número especial de dança para o programa.


Uma geral de como era a plateia do programa que era diário. Era uma loucura! O senhor que está ali à direita era Japhet que ajudava organizando a plateia durante as gravações.

Arilma com algumas estrelinhas, Patrícia Fofolete e Geisa. As da esquerda da foto eu não lembro dos nomes. Quem se lembrar, mande o nome delas que ponho aqui.

Geisa, estrelinha talentosíssima, dançava divinamente e era uma graça de menina. Entrava no palco para arrasar. E arrasava!

A estrelinha Kássia Lavinski que dançava super bem.

Arilma com duas mães das estrelinhas que faziam loucuras por suas filhas nas produções das danças e nas roupas: a mãe de Geisa e de Patrícia Fofolete.

Arilma e Pepê, fotógrafo da TV Aratu e que também participava do programa.


A TV Aratu na época era afiliada da Rede Globo e o Recreio tinha uma audiência enorme, então sempre aparecia por lá todos os cantores que estavam de passagem por Salvador pra divulgarem seus discos e shows. Nessas duas fotos a cantora Alcione e Fábio Júnior.

E Fábio Júnior de pochete na cintura, bem de época, adorei KKKK todos usavam a tal da pochete.


André Luiz, chamado de O Galanzinho do Recreio foi também um dos garotos que participou e brilhou no programa da Tia Arilma. Ele enviou algumas fotos dele da época e, assim, com essas contribuições essa página do blog dedicada ao Programa Recreio vai ficando mais rica e mais interessante. 
Vejam abaixo as fotos de André.